Com a derrota da noite desta sexta (30) para o Paços de Ferreira (3 x 2), no Estádio da Capital do Móvel -, a segunda que sofreu em seis rodadas -, o atual campeão FC Porto deve terminar a sexta rodada oito pontos atrás do líder Benfica, com 15, favorito do jogo com o Boavista, penúltimo colocado, na próxima segunda (2), no Estádio do Bessa. Terceiro com 10 pontos, o Porto pode terminar a rodada em quinto, se o Moreirense, com 8, ganhar neste sábado (31) do Rio Ave, e o Braga, com 9, vencer em casa o Famalicão, na segunda (2).
JORDI BRILHOU – O goleiro brasileiro Jordi Martins, de 27 anos, 1,92m, natural de Volta Redonda, ex-Vasco e CSA de Maceió, foi figura na vitória do FC Paços de Ferreira, que fez 2 x 0, gols do atacante israelense Dor Jan, aos 11, e do meia canadense Stephen Eustáquio, aos 43. O meia português Sergio Oliveira fez o gol do Porto aos 50 minutos. No segundo tempo, o meia português Bruno Costa, fez 3 x 1 aos 14, e também de pênalti, o meia paraibano Otávio marcou o segundo gol do Porto aos 33. O goleiro Jordi teve atuação firme, principalmente nos minutos finais, quando o Porto pressionou tentando a todo custo o empate.
QUINTA EM CASA – Em toda a história do Campeonato Português, foi o jogo 44 entre os times e o Paços de Ferreira conseguiu a quinta vitória, todas em casa. O time é dirigido pelo ex-atacante Pedro Felipe, de 39 anos, tratado pelo apelido de Pepa. Ele foi expulso da área técnica pelo árbitro Bruno Paixão, ao reclamar de um gol anulado do atacante sul-africano Luther Singh. Apesar da noite chuvosa, que deixou o gramado pesado, o jogo teve desenrolar normal, sem faltas duras.
ATUAÇÃO FRACA – O técnico Sergio Conceição reconheceu a atuação fraca do Porto, principalmente dos atacantes Evanilson, ex-Fluminense, e Moussa Marega, francês naturalizado malinês. Antes do próximo jogo pelo campeonato com o Portimonense, o Porto jogará com o Olympique Marselha pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Em seis rodadas do campeonato, o Porto ganhou três jogos, empatou um e sofreu a segunda derrota, marcando 15 gols contra 9.
PAÇOS DE FERREIRA é uma cidade a 36 km do Porto, a maior cidade do Norte, e a 342 km da capital Lisboa. Tem o mais importante centro de produção de móveis de Portugal, contando com cinco mil empresas que constituem a maior área de exposição e venda de móveis da Europa. O FC Paços de Ferreira tem 50 anos, fundado em 5 de abril de 1950, e está em sua vigésima participação no Campeonato Português. Foi quatro vezes campeão da segunda divisão.
CLÁSSICO DA MADEIRA – Marítimo e Nacional disputam neste sábado (31) o grande clássico da Madeira, no Estádio dos Barreiros, na região Oeste da cidade do Funchal, a capital. Os times estão iguais com seis pontos ganhos em cinco rodadas e o Marítimo conta com seu principal jogador, o atacante Rodrigo Pinho, filho do ex-atacante Nando, artilheiro no Bangu, Flamengo, Internacional e Hamburgo.
Foto: Record