Depois de quatro jogos sem marcar pela seleção, Cristiano Ronaldo espantou a zebra com o gol da virada (3 x 1) sobre Luxemburgo e levou Portugal à liderança do Grupo A das eliminatórias para a Copa do Mundo 2022, na vitória desta última terça (30) de março, no estádio Josy Barthel, na cidade de Belair, em Luxemburgo. Após as três primeiras rodadas, Portugal e Sérvia estão iguais com sete pontos, mas Portugal lidera pelo saldo de gols (3 a 2).
O PRIMEIRO – O meia português Gerson Rodrigues, naturalizado luxemburguês, abriu o placar aos 30 minutos, completando de cabeça o cruzamento de Danel Sinani, atacante de 23 anos do inglês Norwich. Portugal empatou aos 47, com o gol de Diogo Jota, terceiro de cabeça em dois jogos, após cruzamento de Pedro Neto. Logo aos 6 do segundo tempo, Cristiano Ronaldo fez o primeiro gol de 2021 pela seleção, depois de cruzamento de João Cancelo. Foi o único gol do jogo não marcado de cabeça.
A ESCRITA – Cristiano Ronaldo marcou o gol 103 em 171 jogos, desde a estreia em 20 de agosto de 2003, e é bom dizer: o maior artilheiro português de todos os tempos, manteve a longa escrita de 21 anos de fazer gol todos os anos pela seleção. Portugal fez o terceiro gol com a cabeçada de João Palhinha, aos 35 minutos, após o escanteio de Pedro Neto. Foi a nona vitória de Portugal sobre Luxemburgo em nove jogos disputados pelas seleções.
PORTUGAL – Anthony Lopes, João Cancelo, José Fonte, Ruben Dias e Nuno Mendes; Ruben Neves (Sergio Oliveira), Bernardo Silva (Palhinha) e Renato Sanches; João Felix (Pedro Neto), Diogo Jota (Rafa Silva) e Cristiano Ronaldo. Técnico – Fernando Santos. As eliminatórias só serão reiniciadas em setembro, depois da Eurocopa de seleções, entre 11 de junho e 11 de julho, e Portugal espera fazer o jogo do dia 1 em casa com a Irlanda, desde que os problemas sanitários estejam resolvidos.
EXPULSÃO – Enquanto o goleiro belga Anthony Morris, de 30 anos, 1,86m, do Union SG, da segunda divisão da Bélgica, teve atuação destacada, o zagueiro francês Maxime Chanot, de 31 anos, que disputa o campeonato dos Estados Unidos pelo New York City, foi o único da seleção de Luxemburgo advertido com cartão amarelo e depois expulso, aos 40 do segundo tempo, por agarrar Renato Sanches pela camisa. O árbitro russo Sergei Ivanov também aplicou cartão amarelo em Ruben Dias, Diogo Jota e Renato Sanches.
A GOLEADA – A Bélgica assumiu a liderança do Grupo E, com a goleada (8 x 0) sobre a Bielorrussia, bem dividida com quatro gols em cada tempo. Com dois gols cada, os destaques da seleção do técnico espanhol Roberto Martinez foram o atacante Hans Vanaken, de 28 anos, do Brugge, líder do campeonato belga, e o ponta-esquerda Leandro Trossard, de 26 anos, do Brighton & Hove Albion, modesto décimo sexto da Premier League. A República Tcheca, vice-líder do Grupo E, com 4 pontos, perdeu fora de casa para o País de Gales.
LÍDER EMPATA – Depois de vencer a Holanda e a Noruega, a Turquia empatou em casa (3 x 3) com a Letônia, mas manteve a liderança do Grupo G com 7 pontos. Com 6 pontos, Holanda, Montenegro e Noruega, mas a Holanda é vice-líder pelo saldo de gols, e nem poderia ser diferente, depois de fazer 7 a 0 em Gibraltar. O saldo dos holandeses é de 7 gols, com 11 marcados; o de Montenegro é de 3, mesmo perdendo em casa (1 x 0) para a Noruega, que só tem 1 gol de saldo.
LUKA MODRIC – O recordista de jogos da seleção da Croácia, vice-campeã do mundo em 2018, Luka Modric, de 35 anos, do Real Madrid, fez o segundo gol dos 3 x 0 de ontem (30) sobre Malta. O primeiro gol foi do meia Ivan Perisic, de 32 anos, da Inter de Milão, e o terceiro, do lateral Josip Brakalo, de 22 anos, do alemão Wolfsburg. A Croácia lidera o Grupo H, com 6 pontos, por ter saldo de gols superior ao da Rússia, que perdeu (2 x 1) da Eslovênia. O gol da Rússia foi do lateral brasileiro Mario Fernandes.
Foto: Adeptos a Bancada