Foto: FABIANO MESQUITA/FRAMEPHOTO / Estadão Conteúdo
 
Apesar da despedida com vitória sobre o Santos (2 x 1), o Sport foi rebaixado por um ponto a menos que o Vasco (43 a 42), embora com uma vitória a mais (11 a 10). Os jogadores assumiram a responsabilidade, mas não deixaram de dizer que o atraso dos salários exerceu uma grande importância na queda de rendimento do time. Das 11 vitórias, foi a oitava em casa, onde o time não fez gol em 17 jogos, empatando seis (três 0 x 0) e perdendo cinco.
 
O SPORT precisava vencer, e conseguiu, mas era preciso que o Vasco perdesse para o Ceará. Os gols de Rogerio e Hernane nos minutos finais representaram um pequeno alento, que não diminuiu nem mesmo quando Rodrygo fez o gol do Santos, que apesar da décima derrota como visitante, das catorze que sofreu, ainda conseguiu a vaga na Copa Sul-Americana. O Santos só venceu quatro jogos como visitante e empatou cinco.
 
ARTILHEIRO – Fora do jogo final por estar suspenso, Gabriel foi o artilheiro do Brasileirão 2018, marcando 18 gols. Nem mais nem menos do que fizeram Jô (Corinthians) e Henrique Dourado (Fluminense), artilheiros do campeonato de 2017. Ainda assim, o Santos não marcou gol em 11 dos seus 38 jogos.