O Vasco não conseguiu reagir, após sofrer o gol logo aos seis minutos, e a derrota (1 x 0) para o São Paulo, na noite chuvosa e fria de ontem (28), no Morumbi, fez o time cair uma posição e terminar  a rodada em décimo segundo com 44 pontos. Foi a décima terceira derrota, sétima em 18 jogos como visitante.

FALHA – O gol único foi do atacante Antony, de 19 anos, paulista de Osasco, revelado na base do São Paulo e campeão invicto do Torneio de Toulon, em junho, com a seleção. Antony aproveitou a falha do zagueiro colombiano Henriquez, que rebateu mal, e finalizou sem chance de defesa, apesar do esforço do goleiro Fernando Miguel.

SÃO PAULO – Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê (Luan, 28 do segundo tempo), Daniel Alves e Igor Gomes (Liziero, 42 do segundo tempo); Antony, Vitor Bueno e Pablo. Técnico – Fernando Diniz. Sexto com 57 pontos, o São Paulo conseguiu a décima terceira vitória em 35 jogos, nona como mandante.

VASCO – Fernando Miguel, Yago Pikachu, Henriquez, Castan e Henrique; Raul, Richard (Felipe Ferreira, 25 do segundo tempo) e Guarin; Marcos Júnior (Ribamar, intervalo), Bruno Cesar (Valdívia, 14 do segundo tempo) e Marrony. Técnico – Vanderlei Luxemburgo. A derrota reduziu a chance de entrar na Libertadores.

CINCO CARTÕES – O único advertido do Vasco foi o volante Raul, suspenso do jogo com o Cruzeiro. Os quatro do São Paulo, Juanfran, Reinaldo, Luan e Tchê Tchê, único suspenso do jogo com o Grêmio. Boa arbitragem de Savio Sampaio, que não confirmou pênalti em Raul, após consulta ao árbitro de video. R$343.649,00. 11.790 pagantes, quinto menor público do ano no Morumbi.

O QUE RESTA – O próximo jogo do Vasco é segunda (2) com o Cruzeiro, em São Januário, onde jogará na última rodada com a já eliminada Chapecoense. O último jogo fora será com o Bahia. O São Paulo jogará domingo (1) com o Grêmio, em Porto Alegre, e será visitante na última rodada com o CSA. Na penúltima rodada, jogará com o Internacional, no Morumbi.

350 JOGOS, QUASE 800 GOLS

A trigésima quinta rodada, concluída com seis gols nos quatro jogos da noite de ontem (28), fez o Brasileirão 2019 chegar aos 798 gols em 350 jogos, média de 2.28 gols por jogo. Foi a segunda rodada consecutiva sem 0 x 0 e o Flamengo registrou o placar mais amplo (4 x 1 sobre o Ceará), na trigésima vitória de virada do atual campeonato.

1 x 0 DISPARADO – Entre os cinco placares mais registrados em 35 rodadas do Brasileirão 2019, 1 x 0 está disparado, em 89 jogos. O segundo, 2 x 1, em 58 jogos; o terceiro, 1 x 1, em 44. O quarto, 2 x 0, em 43, e o quinto, 0 x 0, em 32 jogos. Os mandantes venceram 169 dos 350 jogos; os visitantes ganharam 90, e houve 91 empates.

ANTEPENÚLTIMA rodada começa amanhã (30), com dois jogos às sete da noite: Botafogo x Internacional, no estádio Nilton Santos, e Ceará x Atlhletico Paranaense, na Arena Castelão, em Fortaleza. O mais aguardado da antepenúltima rodada é Palmeiras x Flamengo, confronto dos dois últimos campeões brasileiros. 

Foto: Marcello Fim