Com a eliminação do Fluminense, Botafogo e Volta Redonda neste sábado (11), o Vasco, que joga neste domingo (12) com o Náutico, é o único do Rio na Copa São Paulo sub-20. O Fluminense foi eliminado pelo CRB – 6 x 5 nos pênaltis -, depois de 1 x 1, na noite deste sábado (11), no estádio Novelli Junior, em Itu, a 102 km da capital paulista.
JOGO IGUAL – Não houve surpresa na classificação do CRB, de Maceió, que tem feito boas apresentações. O Fluminense fez 1 x 0, gol de Jeferson, de cabeça, com lançamento de Martinelli, no último lance do primeiro tempo. Na volta do intervalo, o CRB empatou aos 10 minutos, em primorosa cobrança de falta de Ruan.
PÊNALTIS – Os 10 primeiros convertidos: Luan, Kennedy, Calegari, Caio Vítor e André para o Fluminense. Adsson, Wesley, Esquerdinha, Darlisson e o goleiro Pedro Henrique para o CRB, que defendeu a cobrança de Denis, e o goleiro Marcelo, do Fluminense, a de Gabriel, do CRB. Nas duas últimas: Yago, do Fluminense, chutou por cima, e Neto converteu para a classificação do CRB, que jogará na terceira fase com o Taboão da Serra.
31 ANOS – Maior vencedor carioca da Copinha com cinco títulos – 1971, 73, 77, 86 e 89 -, o Fluminense completou 31 anos de jejum, depois de 100% de aproveitamento na fase de grupos, em que ganhou os três jogos e marcou oito gols sem sofrer nenhum. A eliminação não apaga a boa participação do grupo liderado pelo técnico Eduardo Oliveira.
BOTAFOGO – No estádio Tonicão, em Assis, a 434 km de São Paulo, o Botafogo foi eliminado (2 x 0) pelo Botafogo, de Ribeirão Preto, que fez um gol em cada tempo: Wesley, aos 14, e Edgard, de pênalti, aos 39. Maxuel, do Botafogo, isolou cobrança de pênalti, perdendo a chance de empatar no primeiro tempo.
SEM TÍTULO – Único dos quatro grandes do Rio que nunca foi campeão da Copa São Paulo, o Botafogo fez boa apresentação na fase de grupos e teve seu destaque no atacante Ênio, que fez quatro gols. Na Copinha de 2019 o Botafogo também foi eliminado nas oitavas, ao perder (1 x 0) para o Guarani, de Campinas.
VOLTA REDONDA – Em Santa Bárbara do Oeste, a 138 km de São Paulo, o Volta Redonda foi eliminado pelo Internacional, de Porto Alegre, na tarde deste sábado (11), com um gol de pênalti duvidoso, nos acréscimos do segundo tempo. Mateus Monteiro converteu aos 51 minutos, e o zagueiro Gabriel, capitão do Volta Redonda, resumiu o protesto: “Vergonha!”
VASCO É O RIO – Campeão pela única vez em 1992 e vice-campeão em 2019, o Vasco é o único do Rio na sequência do mata-mata da Copa São Paulo e joga neste domingo (12), às 18h30m, com o Náutico, do Recife, no estádio Manoel Vieira, em Itapira, a 173 km da capital paulista. O Vasco terminou a fase de grupos em primeiro lugar no Grupo 19.
CORINTHIANS – Maior campeão da Copinha com 10 títulos, o Corinthians se classificou na noite deste sábado (11) ao vencer (3 x 1) o Cuiabá, da capital do Mato Grosso. O Athletico Paranaense eliminou o Bahia (4 x 2, nos pênaltis), depois de 1 x 1. A Ponte Preta eliminou o Santos (3 x 2, nos pênaltis), depois de 1 x 1.
PALMEIRAS – Em homenagem ao seu ex-goleiro Valdir Moraes, que morreu neste sábado (11), aos 88 anos, em Porto Alegre, o Palmeiras jogará de luto neste domingo (12) com o Sertãozinho, em Araraquara, pela Copa São Paulo. Valdir disputou 482 jogos pelo Palmeiras, de 58 a 68, ganhando três campeonatos paulistas e e dois campeonatos brasileiros. Foi também da seleção gaúcha que representou o Brasil no México em 1956 e ganhou o segundo campeonato Pan-Americano.
Foto: Gazeta Press