Escolha uma Página

Site oficial do Genoa

Sem Cristiano Ronaldo, que também será poupado em mais três jogos, chegou ao fim neste domingo (17) o sonho da Juventus de repetir 2011-2012, quando ganhou invicta o único de seus 34 títulos de campeã italiana e iniciou a arrancada para o inédito hepta, que está sendo ampliado para octacampeonato. O atacante português também não jogará contra Empoli, Cagliari e Milan, a fim de ser poupado para a fase decisiva da Liga dos Campeões, que a Juventus ganhou pela última vez em 95-96.

Fotos: site oficial do Genoa, goal.com e sicnoticias.pt

BOM DIZER – A líder Juventus e até então invicta, foi a única equipe da rodada 28 que não fez gol no fim de semana do Campeonato Italiano, no primeiro jogo de que Cristiano Ronaldo não participou. Como diria, do alto de sua sabedoria, o técnico carioca Oto Glória: “Sem milho não há pipoca”…

GRANDE SALTO – Líder com 75 pontos, ainda 15 à frente do vice-lider Napoli (60), que ganhou (4 x 2) da Udinese, a Juventus perdeu a invencibilidade para o Genoa, no estádio Luigi Ferraris, em Genova, maior cidade portuária italianaOs gols foram de atacantes que entraram no segundo tempo: o italiano Stefano Sturaro, aos 26, com assistência do macedônio Goran Pandev, que fez o segundo aos 36. Sturaro, de 26 anos, está emprestado ao Genoa pela segunda vez, após voltar do Sporting de Lisboa.

Com a oitava vitória, o Genoa deu um grande salto na tabela, subindo quatro posições e terminando a rodada em décimo, com 33 pontos, mas ainda com saldo negativo de oito gols (34 x 42). O Genoa é dirigido pelo italiano Cesare Prandelli, de 61 anos, que comandou o Valencia (Espanha) e o Galatasaray (Turquia) e dirigiu a seleção italiana na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

TRÊS TROPEÇOS – No atual campeonato, faltando dez rodadas, a Juventus empatou com Atalanta, Parma e Genoa, para quem perdeu hoje (17) a invencibilidade. O empate com o Genoa (1 x 1), no jogo do turno, foi em Turim, em 20/10/2018. Seis meses antes, a Juventus havia sofrido a última derrota, em abril de 2018, para o Napoli, no estádio San Paolo, em Napoles. 

ÁRBITRO DE VIDEO – A Juventus, sem Cristiano Ronaldo, não teve poder de fogo. E ainda perdeu na reclamação de dois lances. No primeiro, logo aos 18 minutos, o árbitro marcou pênalti depois que a bola bateu na mão de Kaoumé, atacante do Genoa, que estava recuado, mas o árbitro de video não confirmou (lance igual ao do pênalti que o Flamengo reclamou no jogo com o Volta Redonda). No segundo, o gol do argentino Dybala foi anulado por impedimento do alemão Emre Cam, aos 16 do segundo tempo, também em decisão do árbitro de video.

COM DIREITO A OLÉ – A vitória do Genoa foi incontestável e com direito a olé, nos minutos finais. O time que venceu o líder e até então invicto: Radu, Pedro Pereira, Romero, Zukanir e Criscito; Radovanovic (Miguel Veloso, 29 do segundo tempo), Rolon, Lerager e Lazovic (Sturaro, 21 do segundo tempo); Sanabria (Pandev, 14 do segundo tempo) e Kouamé. Técnico – Cesare Prandelli. O Genoa não disputa vaga nos torneios europeus, mas também está livre de qualquer ameaça de rebaixamento.

OS DERROTADOS – Mesmo sem Cristiano Ronaldo, que faz toda a diferença, não se pode dizer que a Juventus perdeu a invencibilidade por ter escalado reservas, o que fácil conferir na formação: Perin, Caceres, Bonucci, Rugani e João Cancelo (Bernardeschi, 14 do segundo tempo); Pjanic, Emre Cam, Betancur (Spinazzola, 31 do segundo tempo) e Alex Sandro; Paulo Dybala e Mandzukic (Moise Kean, 29 do segundo tempo). Técnico – Massimiliano Allegri. 

GOLEIRO SOFRE QUEDA DE PRESSÃO – O vice-lider Napoli terminou a vitória (4 x 2) sobre a Udinese, no estádio San Paolo, em Napoles, com o goleiro reserva Alex Meret, de 21 anos, 1,92m, porque o colombiano David Ospina, de 30 anos, 1,83m, levou uma pancada forte na cabeça, logo aos cinco minutos, em choque com o atacante argentino Ignacio Pussetto, de 23 anos. Ospina quis continuar, mas pediu para sair aos 42, quando teve queda de pressão e foi levado para o hospital, onde ficará 24 horas em observação. Ospina é do Arsenal de Londres e está emprestado por mais duas temporadas ao Napoli.

Com a décima oitava vitória em 28 rodadas, o Napoli manteve a vice-liderança com 60 pontos – 15 atrás da líder Juventus -, e seus gols foram do belga Dries Mertens, do polonês Milik, do alemão de origem libanesa Amin Younes e do espanhol José Maria Callejón. Os gols da Udinese foram do francês Seko Fofana e do italiano Kevin Lasagna. 

PAQUETÁ MAL NO CLÁSSICO – Não será boa para Lucas Paquetá, ex-Flamengo, a lembrança do primeiro Milan x Inter no Campeonato Italiano. O Milan perdeu (3 x 2) neste domingo (17), no estádio de San Siro, para a Inter, no grande clássico de Milão. Com atuação apagada no primeiro tempo, em que o Milan já perdia (1 x 0), Paquetá foi substituído no intervalo pelo meia espanhol Samu Castillejo, de 24 anos, 1,82m, que mudou a dinâmica do time no segundo tempo.

A Inter fez 1 x 0 com o gol do volante uruguaio Matias Vecino, de 27 anos, logo aos três minutos, e ampliou na volta do intervalo com o gol do zagueiro holandês Stefan De Vrij, de 27 anos. O Milan diminuiu com o gol do volante francês Bakayoko, de 24 anos, emprestado pelo Chelsea. O argentino Lautaro Martinez, de 21 anos, com atuação notável, marcou o terceiro gol da Inter, e o segundo do Milan foi de outro argentino, o zagueiro Mateo Musacchio, de 28 anos, 1,82m

Com a quinta derrota, o Milan perdeu o terceiro lugar para a Inter, que obteve a décima sexta vitória e chegou aos 53 pontos, dois à frente do arquirrival. A Inter também se igualou em gols ao Milan (43), mas sofreu menos dois (24 a 26). O lance mais apaixonante do jogo foi o último, já nos acréscimos, aos 49 do segundo tempo, quando o lateral-direito Danilo D’Ambrosio, de 30 anos, da Inter, evitou o gol de empate do Milan, em cima da linha, depois que Patrick Cutrone encobriu o goleiro Handanovic.