Site oficial do Real Madrid
Com os 2 x 1 da noite desta quarta (13) sobre o Ajax, campeão da Holanda, na Arena Johan Cruyff, em Amsterdam, o Real Madrid só precisará do empate no jogo de volta, dia 5 de março, no estádio Santiago Bernabeu, para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões. 54.990 torcedores marcaram presença e viram o time criar mais chances no primeiro tempo (0 x 0) e até ter um gol de cabeça do lateral-esquerdo argentino Tagliafico anulado, pelo árbitro de video, por impedimento do atacante sérvio Dusan Tadic.
VINÍCIUS JÚNIOR – Na volta do intervalo o Real Madrid foi bem mais objetivo e tomou a iniciativa das ações. O primeiro gol, marcado pelo francês Karim Benzema, aos 15, foi com a melhor assistência de Vinícius Júnior, desde que passou a titular. Em arrancada de alta velocidade, ele deu um belo drible no lateral Mazraoui, e um toque de primeira para Benzema concluir. O Ajax empatou seis minutos depois com o gol de Hakim Ziyech, aos 31, após cruzamento do canhoto David Neres, paulistano de 21 anos, único brasileiro do time.
TROCA DE ARTILHEIRO – O técnico argentino Santiago Solari substituiu os três atacantes do Real Madrid em dezoito minutos. O primeiro a sair, aos 16, foi o galês Gareth Bale, entrando o espanhol Lucas Vazquez. Na segunda mudança, aos 27, ele acertou em cheio ao tirar Benzema e colocar o espanhol Marco Asensio, que aos 42 marcou o gol da vitória, completando o cruzamento preciso do lateral Carvajal. O último a sair foi Vinícius Júnior, substituído aos 34 minutos por Mariano Diaz.
QUARTO COM 60 – O francês Benzema tornou-se o quarto a fazer 60 gols em jogos da Liga dos Campeões. À frente dele, só o maior goleador, Cristiano Ronaldo, com 121, Messi, com 106 e o ex-atacante Raul Gonzalez, do Real Madrid, com 71 gols.
600 JOGOS, 13 TÍTULOS – A vitória sobre o Ajax foi especial para o zagueiro Sergio Ramos, capitão do time, que completou 600 jogos (82 gols) com a camisa do Real Madrid, que defende desde 2005, quando também estreou na seleção da Espanha, depois de 49 jogos e 3 gols pelo Sevilha, onde nasceu em 30/3/86. Sergio Ramos, de 32 anos, 1,84m, é o sétimo do clube com 600 jogos e entre outros títulos foi quatro vezes campeão espanhol, da Liga dos Campeões, do Mundial de clubes e campeão do mundo em 2010, na primeira Copa disputada na África.
Sergio Ramos só saiu de campo lamentando não poder disputar o jogo de volta com o Ajax, dia 5 de março, em Madrid, por ter sido suspenso pelo cartão amarelo, ao cometer falta em Ziyech, autor do gol do campeão holandês. Foi o último dos quatro cartões aplicados pelo árbitro Damir Skomina, de 42 anos, operador de turismo e corretor de imóveis em Liubliana, capital da Eslovênia, país do leste europeu, que guarda poucos resquícios do seu passado comunista.
REAL MADRID – Courtois, Carvajal, Nacho Fernandez, Sergio Ramos e Reguillón; Toni Kroos, Casemiro e Luka Modric; Bale (Lucas Vazquez, 16 do segundo tempo), Benzema (Asensio, 27 do segundo tempo) e Vinícius Júnior (Mariano Diaz, 34 do segundo tempo). Além de Sergio Ramos, outros dois do Real Madrid – Reguillón e Lucas Vazquez – foram advertidos com cartão amarelo. Ziyech, autor do gol do Ajax, foi o único a receber cartão, por falta em Bale.
NA RESERVA – O lateral-esquerdo Marcelo, de 30 anos, voltou a ficar na reserva. O técnico argentino Santiago Solari considera que as atuações do espanhol Sergio Reguillón, oito anos mais novo, têm correspondido, tanto na marcação quanto no apoio. É visível o desconforto de Marcelo, que chegou ao clube em 2007 e está perto de completar 500 jogos, depois de se manter como titular por dez anos.
Fotos: site oficial do Real Madrid