Escolha uma Página

NA ESTREIA DO TÉCNICO espanhol Roberto Martinez, ex-meia de 49 anos, que dirigiu a Bélgica nas duas últimas Copas do Mundo, Portugal goleou Liechtenstein por 4 x 0, na abertura das eliminatórias para a Eurocopa de seleções de 2024, na noite desta 5ª feira (23), diante de 45.378 torcedores, no estádio José Alvalade, em Lisboa.

AO MARCAR OS DOIS ÚLTIMOS GOLS, de pênalti e de falta, em cobrança magistral, Cristiano Ronaldo tornou-se o recordista mundial de jogos de seleções, com 197, superando os 196 do kuwaitiano Badar Al Mutawa. O recorde tem significado ainda mais especial porque foi no estádio onde iniciou a carreira em 2001 no Sporting.

SETE DOS ONZE CHUTES de Portugal em gol foram de Cristiano Ronaldo, aplaudido de pé, aos 38 minutos do 2º tempo, ao ser substituído por Gonçalo Ramos, do Benfica, vice-artilheiro do campeonato com 16 gols. Na saída, Cristiano Ronaldo resumiu: “Adoro jogar por Portugal. Minha motivação aumenta muito”.

PORTUGAL DOMINOU do início ao fim e fez 1 x 0 logo aos 8 minutos, com chute de fora da área do lateral-direito João Cancelo, de 28 anos, do Manchester City, emprestado pelo Bayern Munique. Cancelo jogou como ponta-direita porque o técnico escalou três zagueiros, o que raramente o antecessor Fernando Santos fez.

NA VOLTA DO INTERVALO, o meia Bernardo Silva, nos planos do Real Madrid para a temporada 2023-24, fez o 3º gol logo aos 2 minutos, com assistência de Cancelo, que sofreu o pênalti do zagueiro Jens Hoffer, convertido por Cristiano Ronaldo. O artilheiro fechou a goleada de 4 x 0, aos 18, com uma primorosa cobrança de falta.

BOM LEMBRAR: Cristiano Ronaldo iniciou no Sporting de Lisboa, onde sua mãe Dolores, torcedora apaixonada, quer que encerre a carreira. Ele chamou a atenção de Alex Ferguson, técnico recordista de jogos e títulos do Manchester United, que o comprou por 15 milhões de euros, verdadeira fábula, em 2003.

CRISTIANO RONALDO marcou 118 gols em 292 jogos, entre 2003 e 2009 no Manchester United, ganhou nove títulos e ganhou a primeira das seis Bolas de Ouro de melhor do mundo. No Real Madrid, comprado por 94 milhões de euros, ganhou 3 Champions seguidas, entre os 16 títulos, e fez mais gols (450) do que jogos (438).

ROBERTO MARTINEZ, que cantou o Hino Nacional, conhecido como A Portuguesa, composto em 1890, foi o 13º técnico da seleção a vencer na estreia e o terceiro dos mais recentes, Antonio Oliveira, em 1994, e Paulo Bento, em 2010. Dos brasileiros, Oto Glória estreou com vitória, em 82, e Luis Felipe Scolari, com derrota, em 2003.

O TÉCNICO ELOGIOU MUITO o estreante Gonçalo Inácio, zagueiro do Sporting, que tenta prorrogar o contrato, diante do forte assédio de clubes ingleses: “Gostei de vê-lo com personalidade, marcando bem no chão e no alto. Tem perfil moderno e poderá ser um dos melhores zagueiros do mundo” – frisou Roberto Martinez.

VISIVELMENTE emocionado com a estreia e os elogios gerais, Gonçalo Inácio, de 21 anos, 1,86m, resumiu a felicidade no primeiro jogo pela seleção das quinas: “Um orgulho imenso, na minha casa em Alvalade, poder ter contribuído para uma grande vitória da seleção do meu país. Que venham muitas outras vitórias de Portugal”.

FOI A SÉTIMA VITÓRIA de Portugal em oito jogos com Liechtenstein, modesto 198º entre as 211 seleções do ranking da Fifa, depois de dois 8 x 0, 7 x 0 e 5 x 0. O de hoje, sem cartão amarelo e só com 11 faltas, 5 de Portugal, marcadas pelo árbitro norueguês Espen Eskas, de 34 anos, entre os mais jovens da Fifa.

O TÉCNICO Roberto Martinez não antecipou, mas a tendência é que mantenha o esquema com três zagueiros no segundo jogo das eliminatórias da Eurocopa, domingo (26), no estádio do Grão-Ducado de Luxemburgo, um dos fundadores da União Europeia e desde 1994 patrimônio mundial da Unesco.

Fotos: ESPN e Sportbuzz