Escolha uma Página

DEPOIS DE SOFRER o gol mais rápido das 17 Eurocopas, marcado aos 21 segundos pelo meia Nedim Bajrami, da Albânia, a Itália foi a primeira a vencer de virada na Eurocopa 2024, com dois gols em cinco minutos do zagueiro Bastoni, aos 11, e do meia Barella, aos 16, diante de 61 mil torcedores, na noite deste sábado (15), no Signal Iduna Park, em Dortmund.

TRÊS DA INTER, campeã italiana, foram personagens do jogo: o lateral-esquerdo Federico Dimarco, pela falha no arremesso lateral nos pés do meia Bajrami, de 25 anos, suíço naturalizado albanês, do Sassuolo, que avançou e fez o gol da Albânia com chute no ângulo esquerdo, e os autores dos gols da virada.

ALESSANDRO BASTONI, zagueiro de 25 anos, 1,92m, empatou de cabeça aos 11 minutos, completando cruzamento de Dimarco, e o meia Nicolò Barella, de 27 anos, marcou o gol da virada aos 16, com chute forte, de primeira, da meia-lua. A Itália quase marcou o 3º gol, aos 33, com chute de Frattesi na trave, desviado pelo goleiro Strakosha, do Brentford, da Premier League.

DE MUITA TRADIÇÃO, com quatro títulos mundiais e primeira a ganhar duas Copas consecutivas – 1934-1938 -, a Itália, campeã em 1968 e 2020, fez boa arrancada na Eurocopa 2024, em que tenta o terceiro título, e terá como próximo adversário, 5ª (20), a Espanha, única que ganhou duas Eurocopas seguidas (2008-2012).

A ALBÂNIA, do técnico brasileiro Sylvinho, ex-lateral paulistano de 50 anos, formado no Corinthians, apenas teve bom começo, mas caiu de rendimento depois de fazer o gol mais rápido da história das Eurocopas, aos 21 segundos. A Itália diminuiu o ritmo, mas teve competência para manter o resultado.

A SELEÇÃO DA 1ª VIRADA da Eurocopa 2024: Donnarumma (c), Di Lorenzo, Bastoni, Calafiori e Dimarco (Darmian); Jorginho, Barella (Folorunsho) e Frattesi; Pellegrini (Cristante), Chiesa (Cambiasso) e Scamacca (Retegui). Técnico – Luciano Spalletti.

ITÁLIA 2 x 1 ALBÂNIA, 2º jogo com todos os gols no 1º tempo, teve atuação segura do árbitro alemão Felix Zwayer, de 43 anos, agente imobiliário na capital Berlim, onde nasceu. Ele marcou sete faltas de cada seleção e fez quatro advertências com cartão amarelo.

MAIS SEIS SELEÇÕES estrearão neste domingo (16): Polônia x Holanda, Eslovênia x Dinamarca e Sérvia x Inglaterra. 2ª feira (17), Romênia x Ucrânia, Bélgica x Eslováquia e Áustria x França. A 1ª rodada será concluída 3ª (18) com Turquia x Geórgia e Portugal x República Tcheca.

Fotos: EUFA Eurocopa / Getty Images /