Em jogo de cinco gols – quatro de bola parada -, Messi marcou três – dois de falta e um de pênalti -, empatando com Cristiano Ronaldo em três gols em um jogo. Os dois maiores vencedores da Bola de Ouro conseguiram três gols em 46 jogos, tornando-se recordistas de hat-tricks, expressão inglesa, traduzida como triplete na Espanha.

BARCELONA 4 x 1 – Diante de 71.209 torcedores no Camp Nou, o Barcelona manteve a liderança do campeonato, ao golear (4 x 1) o Celta, da cidade de Vigo. Messi fez 1 x 0 aos 21, de pênalti – toque do zagueiro ganense Joseph Aidoo -, e ao recuar para ajudar na marcação, recebeu cartão amarelo por falta no lateral uruguaio Lucas Olaza, que marcou o gol do Celta, em cobrança muito bonita, aos 41.

MAIS DOIS – Messi ainda teve tempo, antes da saída para o intervalo, para colocar o Barcelona em vantagem, ao marcar o segundo gol, em uma de suas belíssimas cobranças de falta, aos 45. Logo aos três do segundo tempo, em outra falta executada com perfeição, o craque argentino fez 3 x 1, e a goleada foi completada por Busquets, aos 41. Com os dois deste sábado (9), Messi chegou aos 52 gols de falta.

OS LÍDERES – Ter Stegen, Semedo (Busquets, 23 do primeiro tempo), Piquet, Umtiti e Firpo; Sergi Roberto, De Jong e Arthur; Messi, Griezmann (Luis Suarez, 28 do segundo tempo) e Ansu Fati (Dembélé, intervalo). Técnico – Ernesto Valverde. O zagueiro francês Samuel Umtiti, 25 anos, campeão do mundo em 2018, completou 100 jogos pelo Barcelona.

MESSI E A BOLA – Como é a praxe nos principais campeonatos europeus, o árbitro Cuadra Fernandez entregou a bola do jogo a Messi pelos três gols. Embora sem jogada violenta, Barcelona 4 x 1 Celta registrou 32 faltas (18 do Barcelona) e cinco cartões amarelos (4 do Barcelona), um deles a Messi, pela falta no lance do gol do Celta de Vigo.

REAL MADRID 4 x 0 -Antes da goleada do Barcelona, o Real Madrid também passou fácil pelo Eibar, no estádio municipal de Ipurua, o de menor capacidade da Espanha – 7.083 lugares -, desde a inauguração, em 14 de setembro de 1947. O Eibar FC detém o recorde de 18 participações consecutivas na segunda divisão, até cair para a terceira.

OUTRA MARCA – Com os dois gols que marcou neste sábado (9), nos 4 x 0 no Eibar, o francês Karim Benzema, 31 anos, 1m85m, tornou-se o sexto artilheiro do Real Madrid, com 157 gols no campeonato. Ele superou o lendário húngaro Ferenc Puskas – 1927 – 2006 -, que marcou 156, mas de 1958 a 1966, no Real Madrid, fez 242 gols em 262 jogos.

BENZEMA completou hoje (9) 157 gols em 323 jogos no campeonato espanhol, chegando ao total de 233 gols em 480 jogos pelo Real Madrid, que defende desde 2009. Benzema foi da seleção francesa de 2018 que ganhou pela segunda vez a Copa do Mundo.

BRASILEIROS – O apoiador Casemiro foi o único brasileiro a iniciar o jogo. O técnico Zidane não quis escalar Rodrygo, que fez três gols nos 6 x 0 no Galatasaray, e Vinícius Júnior só entrou no lugar do belga Eden Hazard, aos 27 do segundo tempo. O meia uruguaio Federico Valverde, 21 anos, fez o primeiro gol com a camisa do Real Madrid, completando a goleada. O segundo gol foi do zagueiro e capitão Sergio Ramos.

UMA VITÓRIA – Barcelona e Real Madrid estão iguais em pontos (25), após 13 rodadas, e o Barcelona lidera por ter mais uma vitória (8 a 7). O Barcelona só empatou 1 jogo, mas perdeu três. O Real Madrid perdeu 1 e empatou 4. O ataque do Barcelona é mais positivo (33 a 25), mas a defesa do Real Madrid é menos vazada (9 a 15).

TÉCNICO DO RIVER – Marca e Mundo Deportivo, principais jornais esportivos diários da Espanha, continuam a destacar que Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, vai dirigir o Barcelona a partir de janeiro. Os jornais ressaltam também que ele poderá sugerir novas contratações e até trocas na janela de transferências de inverno, em janeiro.

Foto: Jornal de Notícias