Nesta quinta-feira, 8 de abril de 2021, dois anos e dois meses após a maior tragédia da história de 125 anos do Clube de Regatas do Flamengo, a família de Christian Esmério, primeiro identificado dos dez mortos no incêndio do final da madrugada da sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019, no Ninho do Urubu, tem concluída a ação contra o clube, solicitando indenização de dez milhões de reais. Com orientação jurídica, a família recusou a proposta do Flamengo, que parentes de outras vítimas aceitaram.

GRANDE FUTURO – Christian Esmério Candido, nascido no Rio de Janeiro em 5 de março de 2003, morreu no incêndio do Ninho do Urubu um mês e três dias, antes de completar 16 anos. Campeão carioca e brasileiro sub-15, teve atuação destacada nas semifinais, ao defender um pênalti no jogo com o Grêmio, e classificar o Flamengo para a decisão, ganha com dois pênaltis que defendeu na final com o São Paulo. Era de futuro promissor, e nisso se baseia a ação jurídica, quanto ao valor da indenização.

SELEÇÃO DE BASE – Christian Esmério foi convocado em novembro de 2018 pelo técnico Eduardo Patetuci, da seleção brasileira sub-16, para o Torneio de Desenvolvimento da União Europeia de Futebol com as seleções da Inglaterra, Espanha e França. Foi no Flamengo, em 2011, como assistente técnico sub-15, que Patetuci viu as qualidades técnicas de Christian Esmério, “goleiro de boa colocação, corajoso, firme, seguro nas saídas e na reposição, além de já mostrar liderança de grupo no sub-15”.

HUMILDE – Nascido e criado em Madureira, na Zona Norte do Rio, Christian Esmério foi educado em família humilde, frequentava a Igreja da Restituição Ministério e mantinha muito carinho por sua mãe, Adelízia, a quem emocionava com as palavras, como gostava de dizer, saídas do coração: “Obrigado, meu Deus, por me permitir ser o filho desta mãe maravilhosa, que me ensinou o que é o amor”. 

O FUTURO – Christian Esmério tinha também muita imaginação e criatividade, como demonstrou em um video que circulou na internet. Ele aparece, dizendo a si próprio no futuro, quando lhe fosse possível ver o video de novo: “Christian do futuro, tenha juízo e não perca a essência que você tem com a humildade. Sempre simples, não mude por ninguém. Você ainda vai ser o cara”. Christian Esmério foi elogiado por Tite, após um treino na Granja Comary, e guardava a foto com o técnico da seleção.

Foto: Instagram/Reprodução