Escolha uma Página

A RAINHA ELIZABETH II, que morreu nesta 5ª feira, 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, visitou o Maracanã, pela única vez, aos 48 anos, na tarde do domingo, 10 de novembro de 1968, quando entregou a taça ao rei Pelé, após a vitória da seleção paulista sobre a carioca por 3 x 2.

ASSISTIDO POR 100 MIL torcedores, o amistoso foi organizado por João Havelange, então aos 52 anos, presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje CBF, para homenagear a rainha, em viagem diplomática, com o objetivo de estreitar o relacionamento com países sul-americanos, especialmente Brasil e Chile.

A RAINHA ELIZABETH II voltava a assistir a um jogo, dois anos depois de receber na tribuna de honra do Estádio Imperial de Wembley, no domingo, 30 de julho de 1966, a taça que lhe foi levada pelo capitão Bobby Moore, após a Inglaterra vencer a Alemanha por 4 x 2, na prorrogação da decisão da 8ª Copa do Mundo.

NA TRIBUNA DE HONRA do Maracanã, a rainha disse ao rei: “Já o conheço de nome e me sinto muito feliz em cumprimentá-lo”. Pelé marcou o 2º gol, 900 de sua carreira de 1.281, depois de dar o passe para Toninho fazer 1 x 0. Roberto Miranda marcou o 1º dos cariocas, e Carlos Alberto Torres fez de pênalti o 3º dos paulistas.

O FUTURO CAPITÃO DO TRI, saído do Fluminense três anos antes para o Santos, converteu com muita categoria o pênalti do zagueiro Brito em Toninho. O 2º gol dos cariocas foi de Paulo Cezar, cobrando pênalti que sofreu de Carlos Alberto Torres, expulso após o lance por Armando Marques, que gostava muito de aparecer.

A ÚLTIMA PERSONALIDADE que a rainha Elizabeth II recebeu foi a recém-empossada primeira-ministra Liz Truss.

SEIS ANOS ANTES, o príncipe Philip, marido da rainha, estava em visita ao Brasil e foi homenageado com a taça em seu nome, no amistoso Santos 5 x 3 Palmeiras, domingo, 18 de março de 1962. Pelé marcou dois gols e o Santos aproveitou o cansaço do Palmeiras, que jogara dois antes com o Botafogo no Maracanã.

SELEÇÃO CARIOCA: Félix, Moreira, Brito, Leônidas e Paulo Henrique; Carlos Roberto e Gerson; Nado, Jairzinho, Roberto e Paulo Cezar. Técnico – Paulinho de Almeida, ex-lateral do Vasco, supersupercampeão carioca de 1958, formando a zaga com o capitão Bellini. Seis foram da seleção campeã do mundo em 1970. 

SELEÇÃO PAULISTA: Picasso, Carlos Alberto Torres, Jurandir, Roberto Dias e Rildo; Clodoaldo e Rivelino; Paulo Borges, Toninho, Pelé e Abel. Técnico – Antoninho Fernandes, ex-meia de 400 jogos e 150 gols, que depois substituiu o técnico Lula e levou o Santos ao segundo tricampeonato paulista.

ELIZABETH Alexandra Mary, nascida na 4ª feira, 21 de abril de 1926, em Londres,  nomeada rainha em 1952, só foi coroada na 3ª feira, 2 de junho de 1953, aos 27 anos. Com equilíbrio, conduziu durante 70 anos o mais longo reinado da história do Reino Unido. Será sucedida pelo príncipe Charles, filho mais velho, de 73 anos.

A ARQUIDIOCESE DO RIO prestou homenagem à rainha, iluminando a estátua do Cristo Redentor com as cores do Reino Unido durante a noite.

Fotos: Metrópoles / Yahoo Esportes / Notícias R7 / UOL / Folha UOL / Lance!