Escolha uma Página

SEIS MESES DEPOIS DE TEREM DECIDIDO a Recopa Sul-Americana, Athletico Paranaense e Palmeiras iniciam na noite de hoje (30), na Arena da Baixada, em Curitiba, a arrancada à glória eterna da final da Libertadores de 2022. O Palmeiras tenta ser o primeiro brasileiro a ganhar a Copa pela terceira vez consecutiva.

O PALMEIRAS garantiu o direito do segundo jogo em casa, depois da melhor campanha da história da fase de grupos, em que ampliou o recorde de brasileiro com mais vitórias (122) e de gols (413), no maior torneio de clubes do continente. O Palmeiras igualou o Santos de 2007, último brasileiro com 100% de aproveitamento.

O ATHLETICO PARANAENSE tentara na noite desta 3ª feira (30), diante de seus 40 mil torcedores na Arena da Baixada, quebrar a série invicta de 20 jogos do Palmeiras como visitante na Libertadores. O retrospecto de 58 jogos entre os times, que sempre fizeram jogo equilibrado, é favorável ao Palmeiras, com 28 vitórias, 18 empates e 12 vitórias do Athletico.

ATUAL BICAMPEÃO, vencendo o Santos em 2020 e o Flamengo em 2021, nas primeiras finais em estádios neutros, o Palmeiras tenta a sétima final da Libertadores, depois de perder as de 1961 para o Peñarol; 1968 para o Estudiantes de La Plata, e de 2000 para o Boca Juniors, segundo com mais títulos (6).

O ATHLETICO entra com a força máxima; o Palmeiras não terá duas peças muito importantes, o volante Danilo e o ponta Gustavo Scarpa, que cumprem suspensão, mas conta com seus principais artilheiros na Libertadores: Rony, com 16, e Raphael Veiga, com 14. Eles disputam a artilharia da atual: Rony com 7, Raphael Veiga com 6.

O CHILENO ROBERTO TOBAR, de 44 anos, na Fifa desde 2013, engenheiro na área de informática, é árbitro bem credenciado para um jogo de grande porte. Ele apitou a final da 60ª Libertadores, Flamengo 2 x 1 River, primeira decisão em estádio neutro, no Peru, em 2019, e no mesmo ano, no Maracanã, a final da Copa América Brasil 3 x 1 Peru.

AMANHÃ, em Buenos Aires, a noite será do Flamengo, favorito, mesmo como visitante, no jogo com o Velez, no estádio José Amalfitani.