O BOTAFOGO DECEPCIONOU quase 40 mil torcedores, que lotaram o estádio Nilton Santos e fizeram linda festa, na tarde deste domingo (10), ao perder com atuação ruim para o Corinthians por 3 x 1, na volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Sob vaias, o campeão da Série B de 2021 já saiu para o intervalo perdendo por 3 x 0.

O BOTAFOGO PODERIA ter dado outro rumo ao jogo, quando ainda estava 0 x 0, mas o atacante Erison, depois de passar pelo goleiro Cassio, não teve competência para fazer o gol. Foi o que sobrou no ponta paulista Willian, de 33 anos, o melhor do jogo, de volta após 17 anos de grandes atuações no Arsenal e no Chelsea.

WILLIAN iniciou a jogada em grande arrancada pela esquerda e fez o cruzamento sob medida, que Paulinho completou de primeira, aos 17, no mais bonito gol da merecida vitória do Corinthians. Gustavo Mantuan fez 2 x 0, de cabeça, aos 28, e Lucas Piton, aos 44, marcou o 3º, após tabelinha de Willian e Paulinho.

O BOTAFOGO não tinha como manter o lateral Jonathan Silva, o mais vaiado, e o tirou no intervalo, entrando Hugo. E aproveitou para substituir Erison por Mateus Nascimento, que também nada acrescentou, e Lucas Piazon por Diego Gonçalves, que pelo menos fez o gol, aos 21, no pênalti tolo de Roni em Mateus Nascimento.

MR.JOHN TEXTOR terá que recorrer aos seus fundos de investimentos para reforçar o time, sob pena do caminho de volta à Série B. Só houve uma exceção: Victor Sá, ponta de 28 anos, diria único que se salvou de estreia tão decepcionante de uma equipe medíocre. O Botafogo não pode, sob qualquer pretexto, protelar.

O BOTAFOGO SERÁ VISITANTE nos três próximos jogos, correndo risco de só ganhar do modesto Ceilândia, dia 20, em Brasília, na estreia da Copa do Brasil. Vencer o Ceará, domingo (17), na Arena Castelão, e o Atlético Goianiense, domingo (24), no estádio Antonio Accioly, com esse time, só se os deuses do futebol ajudarem.

GATITO, Saravia (Daniel Borges, 31 do 2º tempo), Philipe Sampaio, Kanu e Jonathan Silva (Hugo, no intervalo); Patrick de Paula, Luis Oyama (Romildo, 32 do 2º tempo) e Chay; Lucas Piazon (Diego Gonçalves, intervalo), Erison (Mateus Nascimento, intervalo) e Victor Sá. R$1.332.850,00. 34.355 pagantes.

A VITÓRIA ALIVIOU a situação de vários jogadores, entre eles o goleiro Cassio, sob ameaça de morte, e do técnico português Vítor Pereira, que fez cinco substituições. O time voltou a vencer em estreia no Brasileiro, depois de perder para o Bahia por 3 x 2, em 2019; para o Atlético Mineiro por 3 x 2 em 2020, e para o Atlético Goianiense por 1 x 0 em 2021. 

COTADO PARA A COPA DO MUNDO, o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio teve atuação segura. O único do Botafogo que advertiu com cartão amarelo foi o zagueiro Kanu, por falta em Gustavo Mantuan, aos 35 do 1º tempo. João Pedro, João Vítor, Roni e Raul Gustavo foram os advertidos do Corinthians.