O VILLARREAL ENTROU PARA A HISTÓRIA do futebol espanhol ao eliminar o Bayern com o 1 x 1 da noite de hoje (12), diante de 70 mil torcedores na Allianz Arena, de Munique, depois de vencer o jogo de ida por 1 x 0 em seu estádio La Cerâmica. O Bayern dominou quase o jogo inteiro e sofreu o gol aos 43 minutos do 2º tempo.

O BAYERN teve mais nomes do que ideias e acreditou que obteria vantagem mais ampla quando o astro Lewandowski fez o gol aos 7 do 2º tempo, com assistência de Tomas Muller, que aproveitou saída errada de Dani Parejo. Mas o Villarreal não se entregou e o nigeriano Samuel Chukwueze, de 22 anos, empatou em contra-ataque.

FOI UM GOLPE DURO no maior campeão da história do futebol alemão, a poucas rodadas de aumentar o recorde de títulos, com a 10ª conquista consecutiva. O Bayern tentou se impor pela força, mas não mostrou competência técnica para superar o inteligente bloqueio defensivo armado pelo treinador Unai Emery.

DESTAQUE SUL-AMERICANO do Villarreal, o goleiro argentino Geronimo Rulli, de 29 anos, 1,90m, foi comprado em 2016-17 da Real Sociedad, de San Sebastián, pelo Manchester City, e está emprestado ao Villarreal desde maio de 2020. Teve mais uma grande atuação, neutralizando a pressão do Bayern com grandes defesas.

GERONIMO RULLI, Foyth, Albiol, Torres e Estupiñan; Parejo (Aurier), Coquelin (Samuel Chukwueze), Capoué e Lo Celso; Moreno e Danjuma (Pedraza). O adversário do Submarino Amarelo nas semifinais será o vencedor de amanhã (13), Atlético de Madrid x Manchester City.

POR QUE SUBMARINO AMARELO? – O time do Villarreal passou a ser tratado assim no final da temporada 1967-68, quando tentava subir à 3ª divisão. A cor amarela da camisa foi adotada em 1947, quando o filho do presidente foi comprar o novo uniforme em Valencia e não encontrou na loja o branco tradicional.

O SUCESSO DE 1966 DOS BEATLES, Yellow Submarine (Submarino Amarelo) estourou no mundo em 1967. Atrás de um dos gols do estádio de La Cerâmica, os torcedores jovens do Villarreal usavam um gravador de fita para tocar a música. O Submarino Amarelo caiu no gosto de todos e virou marca registrada da equipe.

Foto: Superesportes + Odu News + 90 min + DW + Terra