Kylyan Mbappé, 20 anos, 1,78m, destro, o fenômeno do futebol francês, chegou neste último domingo (31) de março à marca de 27 gols em 24 jogos como artilheiro do campeonato, ao fazer o gol da vitória (1 x 0) sobre o Toulouse, aos 29 do segundo tempo, diante de 33.150 torcedores, lotação máxima do estádio municipal de Toulouse, centro da indústria aeroespecial da Europa – sede da Airbus – e a quarta maior cidade francesa, no sul do país. Toulouse foi sede da primeira Copa do Mundo na França, em 1938. Sessenta anos depois os franceses voltaram a promover a Copa e foram campeões em 1998.
DEPOIS DE PELÉ – Desde o eterno e único Rei, o incomparável Pelé, o atacante do PSG tornou-se em 2018, quando a França ganhou a segunda Copa do Mundo, o mais jovem a fazer gol em final, nos 4 x 2 sobre a Croácia. Pelé tinha 17 anos e 8 meses, quando fez dois gols nos 5 x 2 na França, na semifinal da Copa de 58 – primeira que o Brasil ganhou – e depois voltou a fazer gol em final na Copa de 70, nos 4 x 1 sobre a Itália. Pelé, o inglês Owens e Mbappésão os três a marcar duas vezes em final de Copa.
SÓ QUATRO PONTOS – O Paris Saint Germain, com a vigésima sexta vitória, chegou aos 80 pontos e só precisa de mais quatro para ganhar o campeonato por antecipação. O time do artilheiro Mbappé tem saldo de 71 gols, com 87 marcados e só 16 sofridos em 29 rodadas. O Lille, vice-lider, soma menos vinte pontos (60) e o Lyon, do ex-zagueiro e técnico Ricardo Gomes, é o terceiro com 54 pontos. Bom dizer: nos últimos 10 jogos, Mbappémarcou 9 gols. Ele usa a camisa 7, desde que o meia Lucas, ex-São Paulo, saiu do PSG para o londrino Tottenham.
Foto: R7 Esportes / Reprodução/Twitter