Foto: Reprodução

Mesmo que não ganhe a Taça Rio, o Flamengo se garantiu nas finais do Campeonato Carioca, pela melhor campanha e o maior número de pontos (24), ao vencer (2 x 0) o Madureira, com dois gols de Gabriel – o primeiro em impedimento -, na noite de ontem (19), sob chuva, que marcou a chegada do outono, no Maracanã. R$410.989,00. 16.548 pagantes. Se não houvesse perdido tantas chances, o Flamengo poderia ter goleado, após exercer domínio do início ao fim de um jogo, em que Everton Ribeiro voltou a ser, bem à frente dos outros, o mais lúcido em campo.

NOS ACRÉSCIMOS – Após muitas chances criadas e mal aproveitadas por finalizações ruins, o Flamengo só conseguiu o gol nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos. O goleiro Douglas deu rebote no chute forte do meia Diego, o apoiador Arão cabeceou na trave, e na volta da bola Gabriel – em impedimento muito claro – fez o gol. O goleiro Douglas, de 26 anos, 1,93m, baiano de Salvador (26/8/92), que foi da Portuguesa carioca de 2012 a 2017, teve mais uma boa atuação no Madureira.

SÉTIMO EM DEZ – O domínio e as falhas de finalização do Flamengo continuaram na volta do intervalo. O segundo gol só saiu aos 36, quando Gabriel recebeu boa assistência do lateral Renê, deu um corte no lateral Arlen e fez o gol de canhota. Foi seu sétimo gol em dez jogos, mas na artilharia do campeonato ele está atrás de Maxwell (Resende) e João Carlos (Volta Redonda), com 7, dos tricolores Yony Gonzalez e Luciano, com 6, e junto com Marrony (Vasco) e Anderson Lessa (Bangu), com 5 gols.Bom dizer: para cada gol que marca, Gabriel perde três ou quatro. Em certos momentos, parece muito sem confiança. Ou displicente mesmo.

SÓ TRÊS CARTÕES – Flamengo 2 x 0 Madureira apresentou elevado nível disciplinar, até superior ao nível técnico que os times mostraram. A arbitragem de Maurício Coelho foi bem tranquila e segura, com apenas um cartão amarelo no primeiro tempo, para o volante Everton (Madureira), por falta em Arão aos 11 minutos. No segundo tempo, Gabriel foi advertido por provocar o zagueiro Rodrigo (Madureira) aos 27, e Guilherme (Madureira) recebeu cartão aos 29, por falta em Everton Ribeiro.

APÓS SEIS MESES – O zagueiro Juan, de 40 anos, substituiu o lateral Pará, aos 43 do segundo tempo, e a braçadeira de capitão lhe foi passada pelo meia Diego. Nascido no bairro do Humaitá, zona sul do Rio, Juan formou-se na base do Flamengo de 89 a 96, quando se profissionalizou. Saiu do clube em 2002, após 246 jogos, 30 gols, para jogar no Bayer Leverkusen (Alemanha) e na Roma. Ao voltar, foi para o Internacional, de Porto Alegre, e retornou ao Flamengo em 2016. Chegou na noite de ontem (19) aos 85 jogos e seu jogo de despedida será em abril.

NEM NOS 200 JOGOS – Os torcedores do Flamengo não simpatizam mesmo com o lateral Pará, que completou 200 jogos. Quando saiu nos minutos finais, substituído por Juan, foi tratado com indiferença. Outro que não desfruta de prestígio é o apoiador Willian Arão, vaiado por uns, aplaudido (pouco) por outros, ao sair aos 39 do segundo tempo para a entrada de Hugo Moura. Houve até um princípio de tumulto entre os torcedores pela divisão de aplausos e vaias na saída de Arão.

FLAMENGO – Diego Alves, Pará (Juan, 43 do segundo tempo), Leo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Arão (Hugo Moura, 39 do segundo tempo), Everton Ribeiro e Diego (cap); Bruno Henrique (Uribe, 19 do segundo tempo) e Gabriel.O Flamengo lidera o grupo com 11 pontos, mas pode ser ultrapassado pela Cabofriense, com 9, que joga amanhã (21), em Cabo Frio, com o Volta Redonda, e pode até cair para terceiro, se o Bangu, com 9, também vencer hoje (20), em casa, o Americano de Campos.

O FLUMINENSE, que antecipou o jogo da quinta rodada (3 x 0 no Boavista), lidera com 11 pontos, e não poderá ser alcançado, mesmo que o Volta Redonda, com 7 pontos, vença amanhã (21) a Cabofriense. O VASCO é o terceiro com 5 pontos e joga hoje (20) com o Resende, no estádio da Cidadania, em Volta Redonda. O atacante argentino Maxi Lopez não joga, liberado para audiência de conciliação com a ex-mulher, na Itália.

EM SITUAÇÃO DELICADA e praticamente afastado da decisão do título carioca de 2019, o Botafogo – campeão de 2018 – está em quarto lugar com 5 pontos e joga amanhã (21) com a eliminada Portuguesa, no estádio Nilton Santos.

Fotos: site oficial do Flamengo