De acordo com a projeção inicial dos analistas da FIFA, o Flamengo – primeiro brasileiro garantido por ser o campeão da Libertadores 2019 – pode jogar com o Real Madrid – maior vencedor da Champions League, com 13 títulos -, no Mundial de clubes de 2021. Conforme o novo formato, o torneio terá a participação de 24 equipes.

TUDO DEFINIDO – Confederação Asiática de Futebol anunciou neste último domingo (29) de 2019, que o primeiro Mundial de clubes, com 24 equipes, será disputado de 17 de junho a 4 de julho de 2021, em oito cidades da China. A surpresa foi a não inclusão da capital Pequim entre as sedes. A menos que esteja sendo reservada para a grande final.

PARTICIPANTES – Conforme decidiu a FIFA, a Europa terá oito dos 24 participantes: os finalistas das últimas quatro Champions League e da Liga Europa. A América do Sul terá seis equipes: as três finalistas das últimas Libertadores e Sul-Americana. África e América do Norte (3), Ásia (2) e os campeões da Oceania e da China, país-sede.

AS CIDADES – Depois de reuniões demoradas de longo estudo com os organizadores, ficou decidido que os jogos serão disputados em oito cidades: a mais conhecida, Shangai, maior cidade do país e com o maior porto de cargas do mundo, entre Pequim e Hong Kong. Shangai só tem duas cidades-irmãs no Brasil: São Paulo e Manaus, o que aumenta a alegria do registro que faço, por ser a mais bonita capital do Norte, onde nasci.