Escolha uma Página

BENEFICIADO por um pênalti mal marcado, o Fluminense iniciou a reação e escapou da derrota para o Botafogo na tarde deste domingo (23), no Maracanã, onde a qualidade esteve bem abaixo da história centenária do clássico mais antigo do futebol carioca. O empate (2 x 2) foi ruim para o Botafogo, 11º com 44 pontos; o Fluminense é 3º, com 55.

O BOTAFOGO saiu para o intervalo com 1 x 0, gol do meia Eduardo, aproveitando de primeira o cruzamento rasteiro de Daniel Borges, com chute rente à trave esquerda. Ele comemorou beijando a aliança e com acenos para a tribuna, onde estava sua mulher, Stéphannie, filha do ex-atacante Bebeto, campeão mundial em 94.

O FLUMINENSE teve a única chance no 1º tempo com o chute de Cano na trave, e voltou melhor do intervalo, com o meia Nathan no lugar do zagueiro Manoel. Mas o Botafogo fez 2 x 0, logo aos 6 minutos, com a boa jogada de Jeffinho, que driblou Martinelli e finalizou sem chance para o goleiro Fabio.

O JOGO ESTAVA sob controle do Botafogo, que perdeu a estabilidade ao ser punido com o pênalti, sem que o volante Patrick de Paula sequer tenha tocado no atacante Mateus Martins. O VAR não interveio, e só 4 minutos após a marcação, Ganso fez a cobrança e deslocou o goleiro Gatito.

O BOTAFOGO sentiu, o Fluminense cresceu e imprimiu mais ritmo, conseguindo o empate aos 36. Mateus Martins aproveitou bem o rebote do goleiro, após chute de Nathan, e deu números finais ao clássico. O Fluminense manteve o 5º lugar com 55 pontos e o Botafogo caiu para o 11º com 44, ultrapassado pelo São Paulo com 47.

FOI O 103º EMPATE em 334 jogos desde 1906, com 123 vitórias do Fluminense e 108 do Botafogo. No Campeonato Brasileiro, 19º empate em 56 jogos, com 19 vitórias do Fluminense e 18 do Botafogo. No atual campeonato, 4º empate do Fluminense com o mando de campo e também o 4º empate do Botafogo como visitante.

FLUMINENSE 2 x 2 BOTAFOGO registrou R$975.810,00. 33.115 pagantes, em tarde de 25 graus no Maracanã. O árbitro Ramon Abatti Abel errou em não advertir o lateral Samuel Xavier por falta dura, pisando forte no pé do meia Eduardo, e em seguida não teve coragem de advertir Ganso, que reclamou muito irritado.

FLUMINENSE – Fabio, Samuel Xavier, Nino (c), Manoel (Nathan) e Calegari (Cristiano); André, Martinellini, Yago (Mateus Martins) e Ganso; Arias e Cano (Alan). Técnico – Fernando Diniz. O Fluminense será visitante nos próximos jogos, 4ª (26) com o Corinthians, e 2ª feira (31), com o Ceará.

BOTAFOGO – Gatito, Daniel Borges, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Patrick de Paula, Gabriel e Eduardo (Del Piage); Junior Santos, Tiquinho e Jeffinho (Victor Sá). Técnico – Luis Castro. O Fluminense fará dois jogos seguidos no estádio Nilton Santos, 4ª (26), com o Bragantino, e 3ª, 1 de novembro, com o Cuiabá.

SÃO PAULO VENCE LANTERNA

COM DOIS GOLS do lateral-esquerdo Reinaldo, de cabeça e de voleio, o visitante São Paulo impôs a 18ª derrota ao lanterna Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Com a 11ª vitória, o São Paulo subiu ao 8º lugar com 47 pontos, mas pode cair uma posição, se o Fortaleza, 10º com 44, vencer nesta 2ª (24), o Atlético Mineiro, 7º com 47, na Arena Castelão.

INTER, A 10 PONTOS DO LÍDER

O VISITANTE Internacional só conseguiu empatar em um gol com Coritiba, no estádio Couto Pereira, resultado que o deixou a 10 pontos do líder Palmeiras (61 a 71). Os gols foram de zagueiros e de cabeça, de Castan para o Coritiba e Vitão para o Inter. Suspenso, o técnico Mano Menezes viu o jogo do hotel e o assistente Sidnei Lobo dirigiu a equipe. 

O GAÚCHO Pedro Raul, emprestado pelo Kashiwa Reysol, do Japão, igualou-se ao argentino Cano na artilharia do Brasileiro 2022, com 18 gols, ao marcar o 1º da 10ª vitória do visitante Goiás, por 2 x 1 sobre o Cuiabá, 18º com 31 pontos, que sofreu a 16ª derrota. O Goiás, do técnico carioca Jair Ventura, é 14º com 41 pontos.

COM O GOL de cabeça do zagueiro paulista Lucas Gazal, o Atlético Goianiense impôs a 11ª derrota (1 x 0) ao visitante Ceará, 16º com 34 pontos, mas segue em 17º, com 33 pontos. A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A será concluída na noite desta 2ª feira (24) por Fortaleza e Atlético Mineiro, na Arena Castelão.
Foto: Vitor Silva/Botafogo e UOL