Escolha uma Página

O goleiro Ederson, que será titular da seleção brasileira nos primeiros jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 – dia 27 com a Bolívia e dia 31 com o Peru -, devido ao problema muscular de Alisson, falhou feio nos gols do Manchester United, tornando-se vilão da derrota (2 x 0) do Manchester City, diante de 73.288 torcedores, neste domingo (8), no estádio Old Trafford, pela vigésima nona rodada da Premier League.

ALÉM DE FALHAR no gol do atacante Anthony Martial, francês de 24 anos, aos 30 do primeiro tempo, e no gol do atacante Scott McTominay, escocês de 23 anos, nos acréscimos do segundo tempo, Ederson cometeu outros dois erros, mas a tempo de se recuperar, evitando a goleada. Comprado do Benfica em 2017 por 40 milhões de euros, então a transação mais cara, Ederson fez o jogo 131 pelo City e pela primeira vez cometeu dois erros fatais ao time.

COM A DERROTA, quarta em três jogos com o United, na temporada 2019-2020, o City ficou a 25 pontos do líder e virtual campeão Liverpool (82 a 57), faltando nove rodadas. Dirigido pelo seu ex-atacante Ole Gunnar Solskjaer, norueguês de 47 anos – 186 gols em 266 jogos, de 1996 a 2007 –, o United completou 10 jogos de invencibilidade e terminou a rodada em quarto lugar, último que garante vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte.

BRASILEIROS – Além de Ederson, só mais dois brasileiros participaram neste domingo (8) do maior clássico inglês, tratado como Derbi de Manchester: o volante mineiro Fred, de 27 anos, em seu jogo 63 pelo United, comprado em 2017 do Shakhtar, da Ucrânia, e o paulista Gabriel Jesus, que substituiu o argentino Sergio Aguero aos 14 do segundo tempo e só teve uma chance de gol, defendida pelo espanhol De Gea, de 29 anos, 1,88m. 

OLD TRAFFORD – É o nome do distrito do estádio, chamado de Teatro dos sonhos, segundo do Reino Unido, depois de Wembley, e décimo oitavo da Europa. O Derbi de Manchester é disputado desde 12 de novembro de 1881, com 52 empates, 76 vitórias do United, incluída a deste domingo (8), e 54 do City. Vale dizer: todos os ingressos são vendidos antes do início da temporada, em junho. O Manchester United tem 153 mil sócios, vários na fila, há anos, para comprar. O clube nunca vendeu ingresso no dia do jogo.

BOM DIZER – Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é bom dizer: Manchester, cidade de quatro milhões de habitantes, no Noroeste da Inglaterra, a 335 km da capital Londres, tem o mais elevado percentual de mulheres de alto nível cultural, as mais bem remuneradas em relação aos homens em todo o Reino Unido e boa parte do restante da Europa. Depois de Londres, é a cidade com o maior mercado de escritórios do país.

Foto: ESPN