MESMO COM O SURTO ALARMANTE DE NOVOS CASOS POSITIVOS, determinando o adiamento de seis jogos do fim de semana, os clubes e a Liga Inglesa, reunidos na noite de ontem (20), decidiram manter a programação do calendário de Natal e Ano Novo. O tradicional “Boxing Day”, primeiro dia após o Natal, sem ser sábado nem domingo, é um feriado tradicional na Inglaterra, no País de Gales, que também faz parte do Reino Unido, e no Canadá.

O FERIADO GANHOU A DENOMINAÇÃO de “Boxing Day”, sem nada ter a ver com a luta de boxe. No caso, box é a caixa ou caixinha, costume iniciado nas igrejas de Londres, com uma caixa especial, revestida de papel vermelho, para as contribuições espontâneas. A caixa era colocada a partir do dia 15 de dezembro, e só aberta no primeiro dia depois do Natal. Carteiros, lixeiros e outros prestadores de serviços públicos tiveram então a ideia de criar suas caixinhas de Natal.

O PRIMEIRO JOGO, UM DIA DEPOIS DO NATAL, foi em 26 de dezembro de 1860, e o Sheffield FC, primeiro clube da história, fundado em 1859, venceu o Hallam FC por 2 x 0. No estádio Sandygate Road, da cidade de Sheffield, sexta mais populosa da Inglaterra, o Sheffield FC é tratado por The Blades (Os Sabres), devido à grande produção de aço da cidade, a 230 km da capital Londres. Hoje o time participa do campeonato da 2ª divisão, 11º entre os 24.

O TRADICIONAL BOXING DAY começa no próximo domingo (26), sempre com 10 jogos por dia, estendendo-se da 2ª feira (27) à 5ª feira (30). Só não haverá jogo na 6ª feira (31), mas o Boxing Day recomeça sábado, 1 de janeiro de 2022, com jogos também domingo (2) e 2ª feira (3). Mesmo que ontem (20), 42 pessoas, das mais de 3000, entre jogadores e comissões técnicas dos clubes, tenham testado positivo, novo recorde da Premier League, desde o início da pandemia.

BRASILEIROS – O meia catarinense Jorginho, eleito melhor jogador da Europa 2020-2021, já naturalizado italiano, foi afastado do jogo do Chelsea com o Wolverhampton (0 x 0), em que o técnico alemão Thomas Tuchel só contou com seis na reserva, sendo que dois eram goleiros. O técnico alemão Jurgen Klopp, do Liverpool, ficou sem o meia brasileiro Tiago Alcântara, na viagem a Londres, onde empatou (2 x 2) com o Tottenham. Klopp é dos que defendem a paralisação da Premier League, enquanto Guardiola, técnico do líder Manchester City, prefere respeitar a decisão da Liga Inglesa.

Foto: Deportrece