Primeiro a fazer dois gols em um jogo no Campeonato Carioca de 2020, depois de três 0 x 0 e três 1 x 0 na abertura, o Madureira assumiu a liderança do Grupo B da Taça Guanabara, ao vencer (2 x 0) o Botafogo, na tarde desta terça (21), no estádio Aniceto Moscoso, da Rua Conselheiro Galvão. Foi a segunda derrota do Botafogo, primeiro a sofrer três gols em dois jogos e ainda sem fazer gol.

BEM MELHOR – O resultado foi justo e o Madureira já saiu para o intervalo com 1 x 0, gol de Emerson, aos sete minutos. Com boas defesas, em uma delas o goleiro Diego Cavalieri evitou o segundo gol aos 46, em chute do meia Humberto. O primeiro tempo do Botafogo, ainda sem os titulares, em pré-temporada no Espírito Santo, foi muito ruim.

ARTILHEIRO – Autor do gol no 1 x 0 sobre a Portuguesa, na estreia, Igor Catatau usou a cabeça, aos 18 do segundo tempo, após escanteio de Luciano, para fazer 2 x 0. O Botafogo teve gol do zagueiro David Souza, anulado por impedimento aos 27, e outra vez o goleiro Diego Cavalieri, aos 35, evitou que Luciano fizesse 3 x 0.

MADUREIRA – Douglas, Rhuan (Gedeílson), Marcelo, Edmário e Marlon; André Luis, Luciano (Bruno) e Humberto; Emerson (Luan), Igor Catatau e Wander.Técnico – Toninho Andrade. Na terceira rodada, sábado (25), o Madureira fará o primeiro jogo como visitante, com a Cabofriense, mas em Bacaxá, no estádio Eucyr Resende, do Boavista.

BOTAFOGO –Diego Cavalieri, Fernandes, Kanu, David Souza e Lucas Barros; Caio, Gustavo (Wenderson) e Luis Otávio (Navarro); Lucas Campos (Dedé), Ênio e Igor Cassio. Técnico – Bruno Lazaroni. O próximo jogo, possivelmente com o time completo, será com o Macaé, domingo (26), às 19 horas, no estádio Nilton Santos. 

HISTÓRICO – 21 vezes campeão carioca, a última em 2018, o Botafogo ganhou oito vezes a Taça Guanabara, a última em 2015. Com duas derrotas e nenhum gol, as chances são reduzidas, quase nulas. Duas vezes vice-campeão carioca, em 1936 e 2006, o Madureira nunca venceu a Taça Guanabara. Só foi vice da Taça Rio (segundo turno), em 2016 e 2015.

1.309 PAGANTES – Madureira 2 x 0 Botafogo teve apenas 1.309 pagantes, na tarde abafada desta terça (21), com renda de R$31.300,00. O nome do estádio, inaugurado em 15 de junho de 1941, com Madureira 4 x 2 Fluminense, pela sétima rodada do turno do Campeonato Carioca, é homenagem a Aniceto Moscoso, um dos grandes contraventores  do Rio de Janeiro, tal qual Eusébio de Andrade, pai de Castor de Andrade. RECLAMAÇÃO – Houve muita reclamação de torcedores que encontraram as bilheterias fechadas, pelo menos hora e meia antes do jogo, sem poder comprar ingresso. Não foram poucos os que comentaram que “a falta de organização da Federação de Futebol do Rio de Janeiro impediu que diversos pudessem entrar”. Muitos, com a camisa do Botafogo, disseram ter se deslocado da zona sul. Ou seja, em resumo: bateram com a cara na porta.