Foto: esportes.yahoo.com

O Liverpool FC, que horas depois assumiria a liderança, agora o único invicto da Premier League 2018-2019, com 13 vitórias, 3 empates, goleou (4 x 0) o Bournemouth, sexto com 23 pontos, no Vitaly Stadium, na cidade de Bournemouth, 170 km ao sudeste de Londres. O egipcio Mohamed Salah marcou três gols, igualando-se ao francês Pierre Aubameyang, 29 anos, do Arsenal de Londres, na artilharia do campeonato. O outro gol foi contra – e de letra – do zagueiro inglês Steve Cook.

SEM VAR – Com razão, os defensores do Bournemouth reclamaram com o árbitro Lee Mason da não marcação do impedimento, muito claro, do primeiro gol do egipcio Salah. Bom dizer: o Campeonato Inglês é o único das cinco maiores Ligas europeias que não adota o VAR (árbitro de video, na sigla em inglês). O goleiro bósnio Asmir Begovic, 31 anos, 1,96m, teve atuação destacada, impedindo que o Liverpool até dobrasse o placar. 

BELO GESTO – Eleito o melhor em campo, não só pelo hat-trick (expressão inglesa usada quando o jogador marca três gols), mas pela boa atuação no contexto do jogo, o egipcio Mohamed Salah repassou o prêmio para o meia inglês James Milner, com poucas palavras: “É seu. O melhor foi você”.

RECORDE DE ALISSON –  O goleiro titular da seleção brasileira estabeleceu neste sábado (8) o recorde de invencibilidade em sua primeira temporada no Liverpool, ao completar 16 jogos sem perder. Alisson era da Roma, e o Liverpool pagou por sua compra 62.500 mil euros, a maior transação da história de goleiros da Inglaterra. O recordista anterior do Liverpool, com 15 jogos sem derrota, era o volante argentino Javier Mascherano, ex-Barcelona, em sua primeira temporada na Inglaterra, em 2007.

Twitter Liverpool FC

Alisson é o principal responsável pelo Liverpool ter a defesa menos vazada do campeonato, com apenas seis gols sofridos em 16 jogos. O time do técnico alemão Jurgen Klopp também passou a ter o segundo ataque mais positivo (34). O primeiro é o do Manchester City (45), que tem a segunda defesa menos vazada (8).

SÓ UM CARTÃO – O atacante Roberto Firmino, também titular da seleção, foi substituído aos 35 do segundo tempo pelo inglês Jordan Henderson, depois de dar um passe preciso para Salah marcar o segundo gol. O apoiador Fabinho, que tem sido convocado para a seleção, embora não seja titular, foi o único do Liverpool advertido com cartão amarelo, aos 25 do segundo tempo, por impedir o avanço do atacante inglês em contra-ataque do Bournemouth.

ARSENAL 1 x 0 – O meia uruguaio Lucas Torreira, um dos destaques da temporada 2018-19 da Premier League, marcou o gol do jogo em que o Arsenal de Londres venceu (1 x 0) o Huddersfield, no Emirates Stadium, ao norte da capital inglesa, neste segundo sábado (8) de dezembro. O Arsenal tem 34 pontos, igual ao Chelsea, que é terceiro pelo saldo de gols (20 a 15).

UNITED 4 x 1 – Na goleada sobre o lanterna Fulham, o Manchester United, do técnico português José Mourinho, quebrou o jejum de nove meses sem ganhar por diferença de três gols e de um ano sem golear. Ashley Young, autor do primeiro gol, não marcava há um ano e dois meses. Os outros gols foram do espanhol Juan Mata, do belga Lukaku e do inglês Rashford. Kamara, de pênalti, fez o do Fulham, que já perdia (3 x 0) antes da saída para o intervalo.

MOURINHO disse após a goleada que o Manchester United ganhou fôlego para o jogo mais importante da rodada 17, no próximo sábado (15), no Anfield Road, com o Liverpool, novo líder do campeonato. O United voltou a vencer depois de quatro jogos (3 empates e uma derrota).