Escolha uma Página

NAS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ, RODINEI converteu o último dos 14 pênaltis e o Flamengo ganhou a Copa do Brasil pela quarta vez, na noite de ontem (19), no Maracanã, ao vencer o Corinthians por 6 x 5, depois de 1 x 1 nos 90 minutos. Depois de nove anos, o Flamengo repetiu as conquistas de 1990, 2006 e 2013.

É PROVÁVEL QUE ENTRE OS MILHARES que vibraram e aplaudiram Rodinei, que tirou a camisa e deu meia-volta olímpica para comemorar, até cair no gramado, estivessem muitos, que algumas vezes o vaiaram e pediram sua saída. Ele soube dar a volta por cima e mostrou espírito elevado ao resumir sobre a conquista.

“É UMA NOITE FELIZ, bem marcante na minha vida. Ouvi muita crítica, vivi sob muita desconfiança e sabia que só com trabalho, ou melhor, com muito mais trabalho poderia mudar a situação. Agradeço a Deus, acima de tudo, e a tantos que me apoiaram sempre” – disse Rodinei, que a seguir colocou a taça sobre a cabeça.

AOS 27 MINUTOS DESTA 5ª FEIRA, 20 de outubro, Ednaldo Rodrigues, de 68 anos, primeiro negro presidente da CBF, entregou a taça ao capitão do Flamengo, depois de premiar o goleiro Cássio, capitão do Corinthians, com a Luva de Ouro; o meia-atacante Giuliano com a Chuteira de Ouro, e o meia Arrascaeta com a Bola de Ouro.

VERDADEIRA MULTIDÃO teve acesso ao gramado, comprometendo a organização e o brilho da festa, que deveria ser restrito aos jogadores e ao técnico, como acontece na supervalorizada Liga dos Campeões da Europa. É possível que a nova direção da CBF consiga com o tempo tornar seus eventos mais bonitos.

O SEGUNDO JOGO DA DECISÃO foi melhor que o 0 x 0 da Arena Corinthians. O 1 x 1 da noite de ontem (19), no Maracanã, mostrou o Flamengo superior, com o gol de Pedro, aos 7 minutos, com assistência de Everton Ribeiro, e o Corinthians melhor no 2º tempo, com Giuliano empatando aos 37, após lindo calcanhar de Fábio Santos.

OS 14 PÊNALTIS DA DECISÃO

DOS OITO BATEDORES de pé direito, seis converteram: o lateral Fagner acertou o travessão e o meia Mateus Vital chutou por cima. O meia Renato Augusto foi o que menos tomou distância da bola, a dois passos, para converter a 5ª cobrança, deslocando o goleiro Santos, que só caiu no canto certo na primeira cobrança.

DOS SEIS BATEDORES de pé esquerdo, só o lateral Filipe Luis, segundo a cobrar, não aproveitou: o goleiro Cássio fez a única defesa, junto da trave direita. Os canhotos bem-sucedidos nas cobranças: Fábio Santos (1 x 0), Leo Pereira (2 x 3), Everton Ribeiro (3 x 3), Gabriel (4 x 4) e Maycon (5 x 4).

O ÁRBITRO GOIANO Wilton Pereira Sampaio, que estará na Copa do Mundo, teve mais uma boa atuação, aplicando com acerto cartões amarelos em Fausto Vera, Lucas Piton, Tiago Maia e Leo Pereira. Os assistentes Bruno Pires e Bruno Boschilia, que também estarão na Copa do Mundo, anularam com acerto os gols de Gabriel.

CAMPEÃO SEM O MESMO BRILHO

O FLAMENGO MERECEU a 4ª Copa do Brasil, depois de perder quatro decisões, mas não teve o mesmo brilho de conquistas recentes. O time foi muito bem no 1º tempo da noite de ontem (19), mas voltou do intervalo mais cauteloso, o que permitiu o domínio do Corinthians, até conseguir o gol de empate em jogada bem trabalhada.

 ALGUNS JOGADORES apresentaram acentuada queda de rendimento na volta do intervalo, entre eles, e principalmente, Arturo Vidal, substituído aos 18 minutos, e Arrascaeta, aos 33. Único do meio-campo a participar do jogo inteiro, Everton Ribeiro mostrou bom condicionamento, movimentando-se e criando boas jogadas.

O SILÊNCIO DOS TORCEDORES foi sintomático, depois do gol de empate, tanto quanto à apreensão, assim que Filipe Luis não aproveitou a segunda cobrança, bem defendida por Cássio. O Flamengo ganhou a taça nos erros do Corinthians, com os pênaltis no travessão e por cima, o que não lhe tira o mérito da conquista.

A COMEMORAÇÃO DE LEO PEREIRA

PRECISO NA 6ª COBRANÇA, quando estava Corinthians 3 x 1, o canhoto Leo Pereira converteu o 3º pênalti do Flamengo e comemorou ajoelhado de um lado ao outro do gramado, até bater o cansaço e deitar de bruços junto à linha lateral. Um dos primeiros a abraçá-lo foi Bruno Henrique, ainda em recuperação de cirurgia.

FLAMENGO 1 (6) x 1 (5) CORINTHIANS registrou R11.177.332,00, na noite de ontem (19), no Maracanã. 61.566 pagantes (68.097 presentes). Pelo título, o Flamengo receberá R$60 milhões. Pelo 2º lugar, o Corinthians ganhará R$25 milhões. 

FLAMENGO – Santos, Rodinei, David Luiz, Leo Pereira e Filipe Luis; Tiago Maia (Fabrício Bruno), Arturo Vidal (Mateuzinho), Arrascaeta (Victor Hugo) e Everton Ribeiro (c); Gabriel e Pedro (Cebolinha). 2ª Copa do Brasil do técnico paulista Dorival Junior, de 60 anos, que ganhou com o Santos em 2010.

CORINTHIANS – Cássio (c), Fagner, Gil, Balbuena, Fabio Santos e Lucas Piton (Adson e depois Gustavo Silva; Fausto Vera (Maycon), Du Queiroz (Giuliano) e Renato Augusto; Yuri Alberto e Roger Guedes (Mateus Vital). O técnico português Vítor Pereira, de 54 anos, vai renovar contrato para 2023.

Fotos: Alexandre Neto Photopress / GZH / Lance! / Facebook do Flamengo