Escolha uma Página

O atacante Mateus Cunha, paraibano de 20 anos, 1,84m, na Europa desde 2017, livrou o Brasil da derrota para a Colômbia, na abertura do quadrangular final do torneio pré-olímpico, ao fazer o gol de empate (1 x 1), na noite de ontem (3), no estádio Alfonso Lopez, na cidade colombiana de Bucaramanga, a 299 km da capital Bogotá. Na preliminar, a Argentina venceu (3 x 2) o Uruguai, próximo adversário do Brasil, depois de amanhã (6).

VANTAGEM – A Colômbia foi um pouco mais presente no primeiro tempo, incentivada por 25 mil torcedores, que quase lotaram o estádio de 28 mil assentos, e saiu em vantagem para o intervalo com o gol de Edwuin Cetré, de 20 anos, 1,74m, meia do Atlético Júnior, de Barranquilla, aos 26 minutos, que completou, entre os zagueiros Nino e Bruno Fuchs, o cruzamento do meia Benedetti. 

O EMPATE – Por coincidência, no mesmo tempo do gol colombiano, Mateus Cunha fez o gol de empate da seleção brasileira, que voltou mais coordenada no segundo tempo, aos 26 minutos. Com assistência do meia Paulinho, ex-Vasco, do alemão Bayer Leverkusen, Mateus Cunha arriscou de fora da área e fez o gol com chute forte cruzado, sem defesa para o goleiro Ruiz. O Brasil ainda tentou a virada, mas os colombianos se fecharam bem na marcação.

MATEUS CUNHA, autor do gol, começou no mirim do futsal do Cabo Branco, de João Pessoa, capital da Paraíba, onde nasceu em 27 de maio de 99. Aos 11 anos foi levado por um agente para testes no Coritiba, destacando-se na Copa São Paulo de 2016 e logo a seguir na equipe principal na Copa Dallas, nos Estados Unidos, onde atraiu a atenção da comissão técnica do Sion, da Suíça, que disputava o torneio.

NO MESMO TORNEIO, os observadores doWest Ham, de Londres, tentaram contratá-lo, mas o alemão Leipzig ofereceu mais: 15 milhões de eurosMateus Cunhatornou-se profissional no Sion, marcando 10 gols em 33 jogos, de 2017 a 2018, e no Leipzig, de 2018 a 2019, fez só nove gols em 52 jogos, sentindo muito o rigor do inverno. Sexta passada (31), último dia da janela de transferências na Europa, Mateus Cunha foi comprado por 20 milhões de euros – R$95 milhões – pelo Hertha Berlin, décimo terceiro entre os 18 do campeonato alemão.

ÚNICO JOGO – O empate com a Colômbia foi o único jogo que o técnico Tite assistiu no pré-Olímpico. Ele já viaja hoje (4) para a Europa, onde dará sequência às observações dos jogadores em atuação nos campeonatos. O técnico André Jardine voltou a escalar o meia Pedrinho, do Corinthians, mas ele teve que sair aos 13 do segundo tempo, substituído por Pepê, do Grêmio, porque voltou a sentir dores musculares.

BRASIL x ARGENTINA – O confronto das seleções favoritas às duas vagas nos Jogos Olímpicos, de 24 de julho a 9 de agosto no Japão, será no próximo domingo (9). A seleção do 1 x 1 da noite de ontem (3) com a Colômbia foi Ivan, Dodô (Guga, 30 do segundo tempo), Nino, Bruno Fuchs e Iago; Bruno Guimarães, Mateus Henrique e Pedrinho (Pepê, 13 do segundo tempo); Antony, Mateus Cunha e Paulinho (Reinier, 43 do segundo tempo).

Foto: Luiza Gonzalez / Reuters