Escolha uma Página

MESMO SEM CRISTIANO RONALDO, suspenso, e jogando como visitante, Portugal manteve a liderança do Grupo A das eliminatórias, ao vencer o Azerbaijão por 3 x 0, na tarde de ontem (7), no estádio Olímpico de Baku, e caminha firme para disputar a oitava Copa do Mundo, quarta consecutiva, em 2022, no Catar. Com 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate, saldo de 7 gols (11 a 4) -, a seleção portuguesa exerceu amplo domínio e já saiu para o intervalo com 2 x 0. 

BELO GOL – O meia lisboeta Bernardo Silva, de 27 anos, um dos destaques do Manchester City, fez o gol mais bonito dos 3 x 0, aos 25 minutos, com preciosa assistência do meia Bruno Fernandes, de 27 anos, que será parceiro de Cristiano Ronaldo no Manchester United. O segundo gol, aos 30, foi do atacante André Silva, de 25 anos, do alemão Leipzig, com assistência do atacante Diogo Jota, de 24 anos, do Liverpool, que fez o terceiro gol, de cabeça, aos 29 do segundo tempo, após cruzamento do lateral João Cancelo, de 27 anos, do Manchester City.

ESCASSO – O ex-zagueiro Fernando Santos, lisboeta de 66 anos, técnico da seleção desde 2014, só não gostou do placar: “Pelo que produzimos, foi escasso, merecíamos pelo menos o dobro”. Formado em engenharia eletrônica, o técnico fez questão de um registro: “Quando somos uma equipe, um nós, dificilmente alguém pode vencer Portugal”. O próximo jogo será com Luxemburgo, dia 12 de outubro, no estádio do Algarve.

OUTRA VITÓRIA – Além do destaque aos 3 x 0, os jornais portugueses dedicam espaço à outra vitória, a do técnico Paulo Bento, lisboeta de 52 anos, da seleção da Coreia do Sul, que ganhou (1 x 0) do Líbano, nas eliminatórias asiáticas, mesmo sem o atacante Son, um dos artilheiros do Tottenham, de Londres. Na vitória sobre a seleção libanesa, a seleção sul-coreana fez apresentação superior à da estreia, em que não saiu do 0 x 0 com o Iraque. 

FRANÇA LÍDER – Com atuação destacada do meia canhoto Antoine Griezmann, autor dos gols, a França venceu (2 x 0) a Finlândia, na noite de ontem (7), e assumiu a liderança do Grupo D, com 12 pontos – 3 vitórias, 3 empates, saldo de cinco gols (8 a 3) -, diante de 59.186 torcedores, lotação máxima do Parque Olímpico de Lyon. O resultado aliviou a situação do técnico Didier Deschamps, de 52 anos, depois de cinco empates consecutivos. 

HOLANDA LÍDER – Em seu primeiro hat-trick pela seleção, o atacante Memphis Depay, de 27 anos, recém-contratado pelo Barcelona, foi o nome da goleada (6 x 1) da Holanda sobre a Turquia, na noite de ontem (7), na Arena Johann Cruyff, na capital Amsterdam. A Holanda lidera o Grupo G, com o ataque mais positivo (22), igual ao da Dinamarca, e Depay igualou-se à lenda Cruyff, melhor jogador holandês de todos os tempos, com 33 gols pela seleção.

DINAMARCA 100% – De todas as seleções líderes de grupos das eliminatórias europeias, a Dinamarca é a única 100%, com 6 vitórias em 6 jogos, 22 gols marcados e nenhum gol sofrido, no Grupo F. Nos 5 x 0 de ontem (7) sobre a seleção de Israel, no estádio Parken, da capital Copenhague, os destaques da seleção dinamarquesa foram o atacante Poulsen, de 27 anos, do alemão Leipzig, e o zagueiro Simon Kjaer, de 32 anos, do Milan, autores dos dois primeiros gols.

RECORDE DA ITÁLIA – No estádio Città del Tricolore, em Reggio Emilia, referência mundial em educação, a 70 km de Bologna, a Itália é ampla favorita do jogo de hoje (8) com a Lituânia para se consolidar na liderança do Grupo C. Além disso, a campeã da Europa deve aumentar o recorde de vitórias, chegando à trigésima sétima, depois de superar a Espanha (35) e empatar com o Brasil (36). A Itália vem de dois empates: 1 x 1 com a Bósnia, 0 x 0 com a Suíça. 

OUTROS JOGOS – A última data Fifa de setembro será preenchida nesta quarta (8) com jogos em que Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Espanha e Suécia, mesmo como visitantes, têm acentuado favoritismo sobre a Polônia, Islândia, Bielorrússia, Kosovo e Grécia. No estádio Nacional de Varsóvia, o confronto de artilheiros notáveis: o polonês Robert Lewandowski e o inglês Harry Kane, sob o olhar atento de Massimo Bricchi Argenton, observador do Milan.

JOGOS ADIADOS – Dois jogos da quarta rodada do Campeonato Espanhol foram adiados, em virtude das eliminatórias sul-americanas: Barcelona x Sevilha e Villarreal x Alavés, programados para sábado (11). O Sevilha não contaria com os argentinos Montiel, Acuña e Papu Gomez, e o Barcelona não teria o holandês Memphis Depay, enquanto Villarreal e Alavés ficariam sem quatro. Real Madrid x Celta e Espanyol x Atlético de Madrid foram mantidos para domingo (12).

Foto: Metrópoles