O OLYMPIAKOS, da Grécia, campeão Sub-19 da Europa, ao vencer hoje (22) o Milan por 3 x 0, na Suíça, decidirá o Mundial de clubes com o Flamengo, que em março, no Uruguai, ganhou a Libertadores Sub-20, com a virada sobre o Boca Juniors por 2 x 1. A decisão, no segundo semestre, ainda sem data, poderá ser no Maracanã.

O OLYMPIAKOS fez os três gols em cinco minutos do 2º tempo, quando aumentou a pressão e manteve o Milan no próprio campo. Mouzakitis aos 15; Papakanellos aos 17, e Bakoulas aos 21, além dos gols, foram os destaques da primeira equipe grega a ganhar o título, dirigida pelo ex-meia Sotiris Sylaidopoulos, poliglota de 45 anos.

O PRESIDENTE da União Europeia de Futebol (Uefa), Aleksander Ceferin, advogado esloveno de 56 anos, entregou a taça, e os ex-jogadores Luis Figo, Peter Cech, Oliver Bierhoff e Patrick Vieira, que assistiram a seu lado na tribuna, como convidados especiais, entregaram as medalhas aos campeões e aos vice-campeões.

OLYMPIAKOS 3 x 0 MILAN, teve a lotação máxima de 8.900 torcedores, no estádio do Centro Esportivo de Colovray, em frente à sede da Uefa, na cidade suíça de Nyon, a 25 km de Genebra, centro mais importante da diplomacia internacional, tal como Nova York. O Milan também foi finalista Sub-19 pela primeira vez.

O OLYMPIAKOS ELIMINOU dois italianos – Lecce e Inter -, antes de vencer o Milan na final de hoje (22). Na fase eliminatória, ganhou do Qarabag, do Azerbaijão, e nas fases de grupos, venceu o Bayern de Munique, e os franceses Lens, nas quartas de final, e Nantes, nos pênaltis, nas semifinais.

MAIOR CAMPEÃO GREGO com 47 títulos em 87 edições, destacando-se o recente heptacampeonato de 2010-11 a 2016-17, o Olympiakos trata com especial atenção o trabalho de base no futebol. O nome do clube, fundado em 10/3/1925, na cidade portuária de Pireus, foi dado por Notis Kamperos, oficial da Marinha, que também escolheu as cores da camisa, vermelha e branca.

O ÚNICO BRASILEIRO do atual elenco de 29 jogadores do Olympiakos, 4º do campeonato grego, é o lateral Rodinei, ex-Flamengo (223 jogos), que estreou em janeiro de 2023. O campeonato terminará dia 11 de maio, com o jogo de mais rivalidade, Panathinaikos x Olympiakos, que ontem (21) venceu o PAOK (2 x 1).

BOM CONTAR: a expressão “presente de grego” é sinônimo de surpresa ruim. Na lendária Troia, onde ocorreu a Guerra de Troia, 1.118 anos antes de Cristo, os gregos mandaram de presente aos rivais troianos um cavalo de madeira muito grande. Os troianos pensaram que os gregos estavam pedindo o fim da guerra.

ENTRETANTO, durante a noite, os soldados que estavam escondidos dentro do cavalo de madeira, invadiram Troia e abriram os portões aos outros soldados gregos, que destruíram completamente a cidade. Assim foi criada a expressão “presente de grego”, que aprendi com mestre Mario Ypiranga Monteiro, notável historiador amazonense, meu professor de geografia no Ginásio Pedro II, em Manaus, onde nasci.

Fotos: Getty Images, Salvatore Di Nolfi – EPA