Escolha uma Página

A quatro dias do maior clássico da Espanha, sábado (24), com o Real Madrid, Messi voltou a ser destaque e a estabelecer novos recordes em sua vitoriosa carreira, nos 5 x 1 do Barcelona sobre o Ferencvaros, da Hungria, na noite de ontem (20), no Camp Nou. Messi fez o primeiro gol, cobrando pênalti que sofreu, aos 27 do primeiro tempo, com o recorde de 16 temporadas consecutivas com gol na Liga dos Campeões, e deu assistência para o francês Dembélé fechar a goleada, no lance final, aos 45.

36 DIFERENTES – De volta à Liga dos Campeões, depois de 25 anos, o Ferencvaros foi o trigésimo sexto time a sofrer gol deMessi, recordista de marcar gols em adversários diferentes no maior torneio de clubes do mundo. O craque argentino supera Cristiano Ronaldo, que fez gol em 33 adversários diferentes, mas está com menos quatro gols de pênaltis que o craque português, recordista em 17 cobranças. Messi completou 37 jogos sem derrota, em casa, na Champions, com 33 vitórias e 4 empates.

OUTRO RECORDISTA – O atacante africanoAnsu Fati, naturalizado espanhol, tornou-se o primeiro da história da Champions a fazer mais de um gol, antes de completar 18 anos: 17 anos 355 dias, superando o sérvio Bojan Krick, hoje no Impact, do Canadá, que fez dois gols aos 18 anos e 55 dias, em 2008, também pelo Barcelona. Fati havia feito um gol na Inter de Milão, ontem (20) marcou o segundo gol, e na próxima quarta (28) poderá ampliar o recorde, no jogo em Turim com a Juventus, três dias antes de completar 18 anos, nascido em 31 de outubro de 2002 na Guiné-Bissau.

GOL E EXPULSÃO – Com atuação muito boa, o meia carioca Philippe Coutinho, de 28 anos, revelado no Vasco, foi um dos nomes dos 5 x 1 do Barcelona no Ferencvaros, e marcou o terceiro gol, aos 8 do segundo tempo, com uma assistência, de letra, de Fati. O quarto gol foi do meia Pedri, outra revelação de 17 anos. O zagueiro Piqué, de 33 anos, em seu jogo 549 pelo Barcelona, foi expulso aos 23 do segundo tempo, ao fazer pênalti no atacante Kharatin, que marcou o primeiro gol de time húngaro na fase de grupos da Champions, desde novembro de 2009.

JUVENTUS 2 x 0 – Com dois gols do espanhol Alvaro Morata, de 27 anos, emprestado pelo Atlético de Madrid, a Juventus – próximo adversário do Barcelona, quarta (28), em Turim – não teve dificuldade para vencer (2 x 0) o Dínamo de Kiev, no Estádio Olímpico de Kiev, capital da Ucrânia. Morata fez 1 x 0 no primeiro minuto do segundo tempo e marcou o segundo aos 28, em jogadas com boa participação do colombiano Juan Cuadrado. Cristiano Ronaldo, recuperando-se da Covid-19, ainda não está confirmado no jogo com o Barcelona.

OUTRO ITALIANO que estreou com boa vitória foi a Lazio, derrotando (3 x 1) o Borussia Dortmund, no Estádio Olímpico de Roma. Ciro Immobile, chuteira de ouro da Europa 2019-2020, fez 1 x 0 logo aos 5 minutos, e o zagueiro brasileiro Luis Felipe, de cabeça, marcou o segundo, com desvio no goleiro Marwin Hitz. No segundo tempo, o atacante norueguês Halland, de 20 anos, fez o gol do time alemão, e o francês Akpa-Akpro, de 28 anos, marcou o terceiro gol da equipe romana.

DOIS EMPATES – Na abertura do mata-mata das oitavas de final da Liga dos Campeões, ontem (20), só não houve vencedor nos dois jogos do Grupo E: no estádio Stamford Bridge, em Londres, Chelsea e Sevilha não saíram do 0 x 0, e no estádio Roazhon, na cidade estudantil de Rennes, a 360 km de Paris, o Stade Rennes fez 1 x 0, gol de pênalti do atacante francês Sehrou Guirassy, aos 11 do segundo tempo, e três minutos depois o zagueiro equatoriano Cristian Ramirez empatou para o russo Krasnodar.

Foto: Soccerblog