Com a goleada por 6 x 0 sobre o ABC no primeiro jogo, Renato Gaúcho vai dirigir o time, pelo telefone, na próxima quinta (5), na Arena das Dunas, em Natal, onde o Flamengo, já classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, só escalará reservas. O objetivo é evitar o desgaste dos titulares, que terão a semana livre para treinar para o jogo de domingo (8), com o Internacional, no Maracanã, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro. 

FIEL ESCUDEIRO – O assistente Alexandre Mendes, carioca de 57 anos, ficará na área técnica no jogo de quinta (5), em Natal, orientando a equipe, mas com a participação de Renato pelo telefone. Eles iniciaram a parceria em 92, quando Renato assumiu o Fluminense e Alexandre era preparador físico. Desde então, Alexandre tornou-se fiel escudeiro de Renato, com quem trabalhou depois no Vasco e no Athletico Paranaense, sempre com bons resultados.

OITO TÍTULOS – Em 2007, quando o atual técnico Roger Machado, então lateral, fez o gol do título, Renato era o técnico do Fluminense, campeão pela única vez da Copa do Brasil, e Alexandre Mendes, preparador físico. A parceria continuou com a conquista da segunda Copa do Brasil, em 2016, já no Grêmio. Em 2017, comemoraram a Libertadores, em que Renato se tornou o primeiro brasileiro campeão como jogador e técnico.

TRICAMPEÕES – A Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017 aumentaram a motivação de Renato e Alexandre, que planejaram e conseguiram o tricampeonato gaúcho em 2018-19-20, quando Renato bateu o recorde de jogos (308, com 161 vitórias) da história de 117 anos do clube. Antes de saírem, Renato e Alexandre aumentaram a coleção de taças, com a Recopa Sul-Americana de 2018 e a Recopa Gaúcha de 2019.

A MARATONA – Iniciada na vitória de ontem (1) sobre o Corinthians por 3 x 1, a maratona do Flamengo terá mais seis jogos em agosto, e poderá aumentar se forem reprogramados para este mês os jogos adiados com Grêmio e Athletico Paranaense. Confirmados, na ordem: Internacional, dia 8, no Maracanã; Olímpia, dia 11, em Assunção; Sport, dia 15, no Maracanã; Olímpia, dia 18, em Brasília; Ceará, dia 21, em Fortaleza, e Santos, dia 29, na Vila Belmiro.

MELHORAR SEMPRE – Renato destacou a qualidade do assistente Alexandre Mendes: “É um profissional experiente, estudioso, interessado em melhorar sempre e bem qualificado. Trocamos muitas ideias e ele sempre apresenta boas sugestões. Ele vai dirigir o time em Natal e eu ajudarei pelo telefone com algumas dicas. Vou aproveitar a semana para conversar mais com os jogadores e ajustar os setores. Sempre é possível melhorar o que está bom”.

Foto: Torcedores